Interpretação de texto: O gafanhoto triste – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o gafanhoto triste. Segundo a história, ele passava os dias inteiros a chorar e a lamentar-se. Por que será, hein? O que deixava o gafanhoto infeliz? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de compreensão de texto em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

O gafanhoto triste

    O pobre gafanhoto sentia-se muito infeliz. Realmente, não lhe faltavam motivos para isso, pois tinha nascido com uma das patas mais curta do que a outra, e não podia saltar como os outros gafanhotos. Por isso, passava os dias inteiros a chorar e a lamentar-se.

    Grande era a dor dos seus amigos, parentes e vizinhos ao verem o gafanhoto tão desconsolado. Todos tentavam animá-lo, contando-lhe histórias e dizendo-lhe frases filosóficas. Mas é claro, o que o gafanhoto queria mesmo era saltar.

    Certo dia, um grilo e uma lagarta, amigos do gafanhoto, estavam passeando pelo bosque. Nisso, viram duas baratas que haviam encontrado algumas molas abandonadas. As duas estavam brincando com elas, dando saltos cada vez maiores.

    O grilo e a lagarta tiveram a mesma ideia no mesmo instante. Correram juntos para o gafanhoto, amigo deles, levando consigo uma das molas.

    — Tome, aqui está uma coisa que vai resolver o seu problema! Ande, experimente! —  disse o grilo.

    A princípio o gafanhoto teve suas dúvidas, porque não sabia bem como utilizar a mola. Mas com tempo e muito treino, chegou a dar saltos muito mais espetaculares do que seus colegas gafanhotos.

    O gafanhoto transbordava de alegria. Tinha conseguido resolver seu problema, graças aos bons amigos que possuía.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – De acordo com o narrador, o gafanhoto “passava os dias inteiros a chorar e a lamentar-se”. Por quê?

R:

 

Questão 2 – No segmento “Grande era a dor dos seus amigos, parentes e vizinhos ao verem o gafanhoto tão desconsolado.”, o vocábulo destacado intensifica:

(     ) uma ação do gafanhoto.

(     ) um estado do gafanhoto.

(     ) um atributo do gafanhoto.

 

Questão 3 – Na frase “Todos tentavam animá-lo […]”, o termo “lo”:

(     ) retoma o gafanhoto.

(     ) apresenta o gafanhoto.

(     ) caracteriza o gafanhoto.

 

Questão 4 – Segundo a história, o grilo e a lagarta tiveram a mesma ideia para ajudar o amigo gafanhoto. Quando surgiu essa ideia?

R:

 

Questão 5 – Em “— Tome, aqui está uma coisa que vai resolver o seu problema!”, o travessão marca o início da fala:

(     ) do grilo.

(     ) da lagarta.

(     ) de uma das baratas.

 

Questão 6 – No período “A princípio o gafanhoto teve suas dúvidas, porque não sabia bem como utilizar a mola.”, a palavra “como” indica:

(     ) modo.

(     ) condição.

(     ) comparação.

 

Questão 7 – Na passagem “O gafanhoto transbordava de alegria.”, o verbo foi usado:

(     ) com sentido conotativo.

(     ) com sentido denotativo.

(     ) com sentido conotativo e com sentido denotativo.

 

Questão 8 – Na parte “Tinha conseguido resolver seu problema, graças aos bons amigos que possuía.”, a expressão grifada introduz um fato:

(     ) que é a causa do fato anterior.

(     ) que é a finalidade do fato anterior.

(     ) que é a consequência do fato anterior.

 

Questão 9 – Pode-se concluir que o texto “O gafanhoto triste” é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma notícia.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: