Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o gafanhoto triste. Segundo a história, ele passava os dias inteiros a chorar e a lamentar-se. Por que será, hein? O que deixava o gafanhoto infeliz? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de compreensão de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O gafanhoto triste – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O gafanhoto triste – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O gafanhoto triste – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O gafanhoto triste
O pobre gafanhoto sentia-se muito infeliz. Realmente, não lhe faltavam motivos para isso, pois tinha nascido com uma das patas mais curta do que a outra, e não podia saltar como os outros gafanhotos. Por isso, passava os dias inteiros a chorar e a lamentar-se.
Grande era a dor dos seus amigos, parentes e vizinhos ao verem o gafanhoto tão desconsolado. Todos tentavam animá-lo, contando-lhe histórias e dizendo-lhe frases filosóficas. Mas é claro, o que o gafanhoto queria mesmo era saltar.
Certo dia, um grilo e uma lagarta, amigos do gafanhoto, estavam passeando pelo bosque. Nisso, viram duas baratas que haviam encontrado algumas molas abandonadas. As duas estavam brincando com elas, dando saltos cada vez maiores.
O grilo e a lagarta tiveram a mesma ideia no mesmo instante. Correram juntos para o gafanhoto, amigo deles, levando consigo uma das molas.
— Tome, aqui está uma coisa que vai resolver o seu problema! Ande, experimente! — disse o grilo.
A princípio o gafanhoto teve suas dúvidas, porque não sabia bem como utilizar a mola. Mas com tempo e muito treino, chegou a dar saltos muito mais espetaculares do que seus colegas gafanhotos.
O gafanhoto transbordava de alegria. Tinha conseguido resolver seu problema, graças aos bons amigos que possuía.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.
Questões
Questão 1 – De acordo com o narrador, o gafanhoto “passava os dias inteiros a chorar e a lamentar-se”. Por quê?
R:
Questão 2 – No segmento “Grande era a dor dos seus amigos, parentes e vizinhos ao verem o gafanhoto tão desconsolado.”, o vocábulo destacado intensifica:
( ) uma ação do gafanhoto.
( ) um estado do gafanhoto.
( ) um atributo do gafanhoto.
Questão 3 – Na frase “Todos tentavam animá-lo […]”, o termo “lo”:
( ) retoma o gafanhoto.
( ) apresenta o gafanhoto.
( ) caracteriza o gafanhoto.
Questão 4 – Segundo a história, o grilo e a lagarta tiveram a mesma ideia para ajudar o amigo gafanhoto. Quando surgiu essa ideia?
R:
Questão 5 – Em “— Tome, aqui está uma coisa que vai resolver o seu problema!”, o travessão marca o início da fala:
( ) do grilo.
( ) da lagarta.
( ) de uma das baratas.
Questão 6 – No período “A princípio o gafanhoto teve suas dúvidas, porque não sabia bem como utilizar a mola.”, a palavra “como” indica:
( ) modo.
( ) condição.
( ) comparação.
Questão 7 – Na passagem “O gafanhoto transbordava de alegria.”, o verbo foi usado:
( ) com sentido conotativo.
( ) com sentido denotativo.
( ) com sentido conotativo e com sentido denotativo.
Questão 8 – Na parte “Tinha conseguido resolver seu problema, graças aos bons amigos que possuía.”, a expressão grifada introduz um fato:
( ) que é a causa do fato anterior.
( ) que é a finalidade do fato anterior.
( ) que é a consequência do fato anterior.
Questão 9 – Pode-se concluir que o texto “O gafanhoto triste” é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma notícia.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.