Interpretação de texto: O futuro é agora – 8º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano, sobre a tecnologia 5G. Segundo o texto, “O 5G é diferente, pois permite ir além”. Vamos saber mais a respeito do funcionamento dessa nova tecnologia? Então, leia com atenção o texto O futuro é agora! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                                              DATA:

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O futuro é agora

    A tecnologia 5G é complexa e desafiadora. Para o diretor da Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, ela é vista como disruptiva, por apresentar cenários diferentes dos oferecidos pela tecnologia atual. “O primeiro intuito da telefonia foi comunicar com mobilidade. O tempo passou e tivemos várias mudanças, mas sempre voltadas à funcionalidade e ao aumento da comunicação de dados. O 5G é diferente, pois permite ir além”, conta.

    A nova tecnologia permitirá atender a três cenários diferentes. Segundo o diretor, o primeiro é o grande aumento da taxa de dados, que poderão ser até cem vezes maiores do que no sistema 4G. A outra possibilidade refere-se ao baixo tempo de latência da rede. Ou seja: a informação demora muito menos para chegar de um ponto a outro. “Essa característica permite implantar ações inovadoras, como a internet tátil, com tempo de atraso tão pequeno que seria possível fazer uma cirurgia a distância, devido à conexão praticamente instantânea”, exemplifica.

    Por fim, o último cenário diz respeito ao número de usuários. Será possível ter muito mais usuários conectados à rede – e, nem sempre, humanos. “Atualmente, os aparelhos estão conectados a, no máximo, um ou dois equipamentos conectados. Espera-se que, após a mudança, cada usuário tenha um smartphone e outros dez aparelhos conectados a seu sistema de comunicação móvel”, explica.

    Porém, apesar das grandes inovações tecnológicas, é preciso lembrar que há ressalvas quanto a seu uso, e que os benefícios são consenso na comunidade acadêmica.

Revista “MINAS FAZ CIÊNCIA” – dez 2019/jan/fev 2020, p.41.

 

Questões

Questão 1 – Em “A tecnologia 5G é complexa e desafiadora.”, o texto:

(     ) enumera vantagens da tecnologia 5G.

(     ) expõe uma avaliação sobre a tecnologia 5G.

(     ) levanta uma hipótese sobre a tecnologia 5G.

 

Questão 2 – Segundo o diretor da Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, a tecnologia 5G “é vista como disruptiva”. Por quê?

R:

 

Questão 3 – Na parte “O primeiro intuito da telefonia foi comunicar com mobilidade.”, a expressão sublinhada indica uma circunstância de:

(     ) meio.

(     ) modo.

(     ) intensidade.

 

Questão 4 – No trecho “O 5G é diferente, pois permite ir além’ […]”, o fato destacado:

(     ) explica o anterior.

(     ) contradiz o anterior.

(     ) soma-se ao anterior.

 

Questão 5 – No período “A nova tecnologia permitirá atender a três cenários diferentes.”, a que nova tecnologia o texto se refere?

R:

 

Questão 6 – No segmento “Essa característica permite implantar ações inovadoras, como a internet tátil […]”, o termo “como” introduz:

(     ) um exemplo de ação inovadora.

(     ) uma conclusão sobre ação inovadora.

(     ) uma comparação entre ações inovadoras.

 

Questão 7 – As aspas destacam no texto:

   ) as falas alheias.

(     ) as escritas informais.

(     ) as partes mais importantes.

 

Questão 8 – No fragmento “[…] cada usuário tenha um smartphone […]”, o verbo grifado exprime algo que se espera. Por isso, ele está no modo:

(     ) indicativo.

(     ) subjuntivo.

(     ) imperativo.

 

Questão 9 – Na passagem “Porém, apesar das grandes inovações tecnológicas, é preciso lembrar que há ressalvas quanto a seu uso […]”, as vírgulas assinalam:

(     ) a omissão de uma informação.

(     ) a intercalação de uma informação.

(     ) o deslocamento de uma informação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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