Interpretação de texto: O fanático – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o fanático. O falcão era um desses animais que andam pelo mundo ameaçando e passando por cima dos outros. Vamos conhecer a história dele? Para tal, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

O fanático

    O falcão era um desses animais que andam pelo mundo ameaçando e passando por cima dos outros. Acreditava que as suas ideias eram as únicas verdadeiras e não consentia que ninguém o contradissesse.

    — Não, papagaio! Você não tem conhecimentos. Fala por falar, como um tolo! — dizia o falcão, vermelho de raiva, quando estava conversando com o papagaio.

    O falcão merecia o título de fanático. Via o mundo com os estreitos óculos da ignorância e da vaidade, e não tolerava que alguém pensasse qualquer coisa diferente dele. Mas o pior é que tinha uma conversa que confundia quem não estivesse muito seguro de si mesmo.

    Um dia, no entanto, o falcão tropeçou com Mizifu, um gato adolescente de maneiras educadas e calmas. O falcão, pensando estar à frente de um bebê, mostrava ar de superioridade.

    — Eu sei muitas coisas, Mizifu. E sem querer me vangloriar, posso garantir que ainda não encontrei um adversário à minha altura. — disse a insuportável ave, com ares de marquês.

    —  Nisso tem razão, porque é difícil encontrar alguém tão pedante, convencido e repelente como você, falcão. Sabe? O perfeito ignorante é aquele que pensa que sabe tudo. E você é o espelho vivo desse exemplar tão desprezível! — respondeu-lhe Mizifu, deixando-o petrificado. Pela primeira vez tinha encontrado alguém que realmente poderia enfrentá-lo.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-03-02/o-fanatico.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Acreditava que as suas ideias eram as únicas verdadeiras e não consentia que ninguém o contradissesse.”, o narrador refere-se:

(     ) ao falcão.

(     ) ao papagaio.

(     ) ao gato Mizifu.

 

Questão 2 – Em “— Não, papagaio! Você não tem conhecimentos.”, o travessão marca:

(     ) a pausa na fala do falcão.

(     ) o começo da fala do falcão.

(     ) a continuidade da fala do falcão.

 

Questão 3 – No segmento “Via o mundo com os estreitos óculos da ignorância e da vaidade […]”, o narrador usa a linguagem:

(     ) informal.

(     ) regional.

(     ) figurada.

 

Questão 4 – Na frase “Mas o pior é que tinha uma conversa que confundia quem não estivesse muito seguro de si mesmo.”, o termo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “Contudo”.

(     ) “Portanto”.

(     ) “Por isso”.

 

Questão 5 – Releia este trecho:

 “Um dia, no entanto, o falcão tropeçou com Mizifu […]”

Esse trecho é:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 6 – Em “[…] é difícil encontrar alguém tão pedante, convencido e repelente como você, falcão.”, o gato Mizifu disse a palavra “como” para:

(     ) dar um exemplo.

(     ) indicar um motivo.

(     ) fazer uma comparação.

 

Questão 7 – Na parte “O perfeito ignorante é aquele que pensa que sabe tudo.”, o gato dirige-se ao falcão, expressando:

(     ) um desejo.

(     ) uma suposição.

(     ) um ensinamento.

 

Questão 8 – Sublinhe a seguir o vocábulo que retoma o falcão.

“[…] alguém que realmente poderia enfrentá-lo.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: