Interpretação de texto: O fabricante de remédios – 6º ano

     Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o fabricante de remédios. O elefante era muito bom e carinhoso para com todos os habitantes da selva. Em troca, recebia o amor e a estima de todos aqueles que tinham sido curados pelos seus remédios. Vamos conhecer melhor esse elefante tão especial? Para isso, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

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O fabricante de remédios

    O elefante era muito bom e carinhoso para com todos os habitantes da selva. Em troca, recebia o amor e a estima de todos aqueles que tinham sido curados pelos seus remédios.

    Efetivamente, o elefante havia montado um laboratório no porão de sua casa, e experimentava sem cessar novas substâncias químicas, desejoso de acabar com as dores e doenças dos animais.

    Pouco a pouco, ia conseguindo remédios mais potentes e inofensivos para a saúde. Com o passar dos anos, quase não havia doença que lhe resistisse, tamanha era sua sabedoria e bom senso.

    O elefante caiu então gravemente enfermo. Sua doença não podia ser tratada com remédios, pois a velhice é um processo natural. Compreendendo que sua morte se aproximava, tomou todas as precauções necessárias.

    — Tome, Felizino! — disse ao seu criado, um gato muito simpático e serviçal. Estas são as fórmulas de que vai necessitar para continuar a fabricar remédios no laboratório, desde que você queira continuar meu trabalho, é claro.

    — Era o que me faltava, amigo elefante! Continuarei a fazer o mesmo que você, até quando eu puder: curar o doente e consolar o triste! — respondeu Felizino num assomo de ternura.

    O elefante morreu docemente, mas sua memória permanecerá viva para sempre em toda a selva, pois quem faz o bem, assegura a sua imortalidade e o amor de toda a gente.

Disponível em: <https://metaforas.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“[…] o elefante havia montado um laboratório no porão de sua casa, e experimentava sem cessar novas substâncias químicas […]”

Isso porque ele:

(     ) “era muito bom e carinhoso para com todos os habitantes da selva”.

(     ) “recebia o amor e a estima de todos aqueles que tinham sido curados pelos seus remédios.”

   ) “era desejoso de acabar com as dores e doenças dos animais.”

 

Questão 2 – No período “O elefante caiu então gravemente enfermo.”, o termo grifado exprime uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – Em “Sua doença não podia ser tratada com remédios, pois a velhice é um processo natural.”, o vocábulo “pois” introduz um fato:

(     ) que é a causa do anterior.

(     ) que é a finalidade do anterior.

(     ) que é a consequência do anterior.

 

Questão 4 – Na parte “[…] tomou todas as precauções necessárias.”, o verbo exprime uma ação:

(     ) do gato.

(     ) do elefante.

(     ) de outro habitante da selva.

 

Questão 5 – Observe este trecho:

“Estas são as fórmulas de que vai necessitar para continuar a fabricar remédios […]”

O uso do pronome “Estas” indica que, no momento da fala, as fórmulas estão:

(     ) perto do elefante.

(     ) perto do gato.

(     ) distante do elefante e do gato.

 

Questão 6 – Na passagem “[…] desde que você queira continuar meu trabalho, é claro.”, o elefante expressa ao gato:

(     ) uma ordem.

(     ) uma condição.

(     ) uma conclusão.

 

Questão 7 – No segmento “[…] quem faz o bem, assegura a sua imortalidade e o amor de toda a gente.”, o narrador:

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) faz uma comparação.

(     ) expõe um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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