Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o fabricante de remédios. O elefante era muito bom e carinhoso para com todos os habitantes da selva. Em troca, recebia o amor e a estima de todos aqueles que tinham sido curados pelos seus remédios. Vamos conhecer melhor esse elefante tão especial? Para isso, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O fabricante de remédios
O elefante era muito bom e carinhoso para com todos os habitantes da selva. Em troca, recebia o amor e a estima de todos aqueles que tinham sido curados pelos seus remédios.
Efetivamente, o elefante havia montado um laboratório no porão de sua casa, e experimentava sem cessar novas substâncias químicas, desejoso de acabar com as dores e doenças dos animais.
Pouco a pouco, ia conseguindo remédios mais potentes e inofensivos para a saúde. Com o passar dos anos, quase não havia doença que lhe resistisse, tamanha era sua sabedoria e bom senso.
O elefante caiu então gravemente enfermo. Sua doença não podia ser tratada com remédios, pois a velhice é um processo natural. Compreendendo que sua morte se aproximava, tomou todas as precauções necessárias.
— Tome, Felizino! — disse ao seu criado, um gato muito simpático e serviçal. Estas são as fórmulas de que vai necessitar para continuar a fabricar remédios no laboratório, desde que você queira continuar meu trabalho, é claro.
— Era o que me faltava, amigo elefante! Continuarei a fazer o mesmo que você, até quando eu puder: curar o doente e consolar o triste! — respondeu Felizino num assomo de ternura.
O elefante morreu docemente, mas sua memória permanecerá viva para sempre em toda a selva, pois quem faz o bem, assegura a sua imortalidade e o amor de toda a gente.
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Questões
Questão 1 – Releia:
“[…] o elefante havia montado um laboratório no porão de sua casa, e experimentava sem cessar novas substâncias químicas […]”
Isso porque ele:
( ) “era muito bom e carinhoso para com todos os habitantes da selva”.
( ) “recebia o amor e a estima de todos aqueles que tinham sido curados pelos seus remédios.”
( ) “era desejoso de acabar com as dores e doenças dos animais.”
Questão 2 – No período “O elefante caiu então gravemente enfermo.”, o termo grifado exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 3 – Em “Sua doença não podia ser tratada com remédios, pois a velhice é um processo natural.”, o vocábulo “pois” introduz um fato:
( ) que é a causa do anterior.
( ) que é a finalidade do anterior.
( ) que é a consequência do anterior.
Questão 4 – Na parte “[…] tomou todas as precauções necessárias.”, o verbo exprime uma ação:
( ) do gato.
( ) do elefante.
( ) de outro habitante da selva.
Questão 5 – Observe este trecho:
“Estas são as fórmulas de que vai necessitar para continuar a fabricar remédios […]”
O uso do pronome “Estas” indica que, no momento da fala, as fórmulas estão:
( ) perto do elefante.
( ) perto do gato.
( ) distante do elefante e do gato.
Questão 6 – Na passagem “[…] desde que você queira continuar meu trabalho, é claro.”, o elefante expressa ao gato:
( ) uma ordem.
( ) uma condição.
( ) uma conclusão.
Questão 7 – No segmento “[…] quem faz o bem, assegura a sua imortalidade e o amor de toda a gente.”, o narrador:
( ) levanta uma hipótese.
( ) faz uma comparação.
( ) expõe um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.