Interpretação de texto: O dinossauro Dino – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o dinossauro Dino.  Vamos conhecer a história desse dinossauro? Então, leia com atenção o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

O dinossauro

    Dino era um dinossauro alegre e brincalhão. Tinha conquistado, por isso, o carinho de seus familiares e vizinhos. Passava o dia cantando e dançando, e não parava de dar cambalhotas e saltos.

    Amava a natureza e tinha sempre muito cuidado para não fazer mal nem a um mosquito, apesar de seu enorme tamanho.  Um dia, no entanto, pisou uma bonita florzinha e esta não tardou a morrer. Então, uma tristeza apoderou-se do dinossauro. Não o consolava a ideia de que tinha sido sem querer, de que não tinha pisado a flor intencionalmente. 

    Passaram-se os dias e Dino mostrava-se cada vez mais deprimido e inconsolável. Seus vizinhos, cheios de pena ao vê-lo naquele estado, decidiram procurar uma solução. Mas, por mais que pensassem, não encontravam nenhuma.

    Finalmente, um gafanhoto teve uma ideia que parecia bastante razoável.

    — Se Dino tem tanto medo de esmagar as flores e os pequenos animais, que salte, de agora em diante, nas pontas dos dedos. Dessa forma, não poderá causar estragos a ninguém. — disse com um suspiro e um gesto de alívio.

    A sugestão do gafanhoto pareceu ser boa a todos. Até mesmo a Dino que, a partir de então, saltou e dançou sempre na ponta dos dedos. Sua tristeza desvaneceu-se e ele voltou a ser o feliz e amável dinossauro de sempre.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2021-03-21/o-dinossauro.htm>.

 

Questões

Questão 1 – De acordo com o narrador, Dino tinha conquistado “o carinho de seus familiares e vizinhos”, porque:

(     ) “era um dinossauro alegre e brincalhão”.

(     ) “passava o dia cantando e dançando”.

(     ) “não parava de dar cambalhotas e saltos”.

 

Questão 2 – Segundo a história, “uma tristeza apoderou-se do dinossauro”. Transcreva o motivo:

R:

 

Questão 3 – Em “Não o consolava a ideia de que tinha sido sem querer […]”, o termo grifado:

(     ) retoma o dinossauro Dino.

(     ) apresenta o dinossauro Dino.

(     ) caracteriza o dinossauro Dino.

 

Questão 4 – Releia:

“Seus vizinhos, cheios de pena ao vê-lo naquele estado, decidiram procurar uma solução.”

O fato destacado é:

(     ) a causa de outro.

(     ) a finalidade de outro.

(     ) a consequência de outro.

 

Questão 5 – Na passagem “Finalmente, um gafanhoto teve uma ideia que parecia bastante razoável.”, o vocábulo sublinhado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Em “— Se Dino tem tanto medo de esmagar as flores e os pequenos animais […]”, o travessão foi usado para:

(     ) indicar o começo da fala do gafanhoto.

(     ) assinalar a continuidade da fala do gafanhoto.

(     ) marcar uma pequena pausa na fala do gafanhoto.

 

Questão 7 – No trecho “[…] a partir de então, saltou e dançou sempre na ponta dos dedos.”, a palavra “e” expressa a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 8 – Segundo o narrador da história, a tristeza de Dino “desvaneceu-se”, após ele seguir a sugestão do gafanhoto. Em outras palavras, a tristeza de Dino:

(     ) diminuiu.

(     ) aumentou.

(     ) desapareceu.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: