Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o dinossauro Dino. Vamos conhecer a história desse dinossauro? Então, leia com atenção o texto! Depois, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O dinossauro Dino – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O dinossauro Dino – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O dinossauro Dino – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O dinossauro
Dino era um dinossauro alegre e brincalhão. Tinha conquistado, por isso, o carinho de seus familiares e vizinhos. Passava o dia cantando e dançando, e não parava de dar cambalhotas e saltos.
Amava a natureza e tinha sempre muito cuidado para não fazer mal nem a um mosquito, apesar de seu enorme tamanho. Um dia, no entanto, pisou uma bonita florzinha e esta não tardou a morrer. Então, uma tristeza apoderou-se do dinossauro. Não o consolava a ideia de que tinha sido sem querer, de que não tinha pisado a flor intencionalmente.
Passaram-se os dias e Dino mostrava-se cada vez mais deprimido e inconsolável. Seus vizinhos, cheios de pena ao vê-lo naquele estado, decidiram procurar uma solução. Mas, por mais que pensassem, não encontravam nenhuma.
Finalmente, um gafanhoto teve uma ideia que parecia bastante razoável.
— Se Dino tem tanto medo de esmagar as flores e os pequenos animais, que salte, de agora em diante, nas pontas dos dedos. Dessa forma, não poderá causar estragos a ninguém. — disse com um suspiro e um gesto de alívio.
A sugestão do gafanhoto pareceu ser boa a todos. Até mesmo a Dino que, a partir de então, saltou e dançou sempre na ponta dos dedos. Sua tristeza desvaneceu-se e ele voltou a ser o feliz e amável dinossauro de sempre.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2021-03-21/o-dinossauro.htm>.
Questões
Questão 1 – De acordo com o narrador, Dino tinha conquistado “o carinho de seus familiares e vizinhos”, porque:
( ) “era um dinossauro alegre e brincalhão”.
( ) “passava o dia cantando e dançando”.
( ) “não parava de dar cambalhotas e saltos”.
Questão 2 – Segundo a história, “uma tristeza apoderou-se do dinossauro”. Transcreva o motivo:
R:
Questão 3 – Em “Não o consolava a ideia de que tinha sido sem querer […]”, o termo grifado:
( ) retoma o dinossauro Dino.
( ) apresenta o dinossauro Dino.
( ) caracteriza o dinossauro Dino.
Questão 4 – Releia:
“Seus vizinhos, cheios de pena ao vê-lo naquele estado, decidiram procurar uma solução.”
O fato destacado é:
( ) a causa de outro.
( ) a finalidade de outro.
( ) a consequência de outro.
Questão 5 – Na passagem “Finalmente, um gafanhoto teve uma ideia que parecia bastante razoável.”, o vocábulo sublinhado exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Em “— Se Dino tem tanto medo de esmagar as flores e os pequenos animais […]”, o travessão foi usado para:
( ) indicar o começo da fala do gafanhoto.
( ) assinalar a continuidade da fala do gafanhoto.
( ) marcar uma pequena pausa na fala do gafanhoto.
Questão 7 – No trecho “[…] a partir de então, saltou e dançou sempre na ponta dos dedos.”, a palavra “e” expressa a ideia de:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 8 – Segundo o narrador da história, a tristeza de Dino “desvaneceu-se”, após ele seguir a sugestão do gafanhoto. Em outras palavras, a tristeza de Dino:
( ) diminuiu.
( ) aumentou.
( ) desapareceu.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.