Interpretação de texto: O cordeirinho e o peixe – 3º ano e 4º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do terceiro ano e quarto ano do ensino fundamental, com questões baseadas no texto O cordeirinho e o peixe.

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

O CORDEIRINHO E O PEIXE

     Era uma vez um irmão e uma irmã que viviam em um casarão. Seus pais tinham falecido, eles viviam com uma mulher que cuidava da casa, mas não gostava deles. Então, quando o irmão e a irmã estavam brincando perto da lagoa, a mulher lançou um feitiço neles. Ela transformou o irmão em um cordeirinho e a irmã em um peixe. Assim, o irmão passou a saltar para lá e para cá na campina e a irmã passou a nadar na lagoa.

    Um dia, alguns convidados foram ao casarão. A mulher perversa teve uma ideia maldosa. Ela pediu ao cozinheiro para buscar o cordeirinho na campina e o sacrificar para fazer um prato. O cozinheiro não sabia que o cordeirinho era, na verdade, o menino que vivia na casa, por isso, ele foi à campina pegá-lo. Ele estava prestes a fazer o que lhe fora pedido, quando viu o peixinho na lagoa nadando aqui e acolá e chamando pelo cordeirinho.

    – Meu irmão, meu irmão! Você tem que fugir!

     O cozinheiro compreendeu que o cordeirinho e o peixinho não eram animais comuns. Ele os levou para uma mulher sábia, que os transformou de volta a sua forma original. A mulher foi muito bondosa e gentil com eles.

    A partir de então, o irmão e a irmã começaram a viver com a mulher sábia em sua casinha nas montanhas. E eles ficaram felizes novamente.

Autor desconhecido

 

Questões

1)  Qual é o título do texto?

R:

 

2)  Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

3)  Quais são os personagens da história?

R:

 

4)  Quem cuidava dos irmãos e por quê?

R:

 

5)  O que a mulher fez aos irmãos?

R:

 

6)  O que a mulher pediu para o cozinheiro?

R:

 

7)  O que as crianças fizeram para se proteger?

R:

 

8)  O que o cozinheiro fez quando percebeu a verdade?

R:

 

9)  O que deixou os irmãos felizes?

R:

 

10)  Faça uma ilustração da história:

 

 

 

Por Acessaber

acessaber:
Veja também: