Interpretação de texto: O coelhinho e o pelicano – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o coelhinho e o pelicano. Vamos conhecer a história desses grandes amigos? Então, leia o texto com atenção! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O coelhinho e o pelicano

    O coelhinho e o pelicano tornaram-se grandes amigos. Iam juntos à escola, eram vizinhos e suas famílias conheciam-se desde sempre.

    — Ah! ah! ah! — ria-se o coelhinho, debochando do bico de seu amigo. — Qualquer dia, seu bico ficará tão pesado que você não conseguirá sair da cama. Então, avise-se para que eu possa ajudá-lo.

    — Continue rindo, que um dia veremos quem é que vai precisar de quem! — respondia o pelicano, sem se aborrecer.

    Poucos meses depois, aconteceu o que o coelhinho tinha previsto; só que ao contrário. Dois cães de caça lançaram-se em sua perseguição, loucos de fúria. O coelhinho já estava quase perdido, quando seu amigo pelicano pousou próximo a ele, abrindo o imenso bico. Logo que o coelhinho nele se escondeu, o pelicano alçou voo, salvando o amigo, dessa forma, de uma morte horrível e certa.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-03-27/o-coelhinho-e-o-pelicano.htm>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“Iam juntos à escola, eram vizinhos e suas famílias conheciam-se desde sempre.”

Nessa passagem, o narrador refere-se:

 

Questão 2 – Observe:

“— Qualquer dia, seu bico ficará tão pesado que você não conseguirá sair da cama.”

Nessa fala do coelhinho, em que ele debocha do pelicano, o termo “que” introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 3 – No fragmento “Então, avise-se para que eu possa ajudá-lo.”, o vocábulo sublinhado foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 4 – Em “— Continue rindo, que um dia veremos quem é que vai precisar de quem!”, a locução verbal destacada exprime um fato futuro. Por isso, equivale ao verbo:

(     ) “precisa”.

(     ) “precisou”.

(     ) “precisará”.

 

Questão 5 – No segmento “Poucos meses depois, aconteceu o que o coelhinho tinha previsto; só que ao contrário.”, a parte grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Observe:

“Dois cães de caça lançaram-se em sua perseguição, loucos de fúria.”

Esse trecho é:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 7 – Segundo a história, o coelhinho foi salvo dos dois cães de caça, quando:

(     ) o amigo pelicano pousou perto dele.

(     ) ele se escondeu no enorme bico do amigo pelicano.

   ) o amigo pelicano voou, levando-o em seu imenso bico.

 

Questão 8 – O texto sobre o coelhinho e o pelicano tem o objetivo de:

(     ) debater um assunto.

(     ) contar uma curiosidade.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: