Interpretação de texto: O código secreto – 5º ano

   Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quinto ano, o texto utilizado nesta interpretação é “O código secreto”.

   Você pode baixar esta atividade de português em PDF pronto para imprimir, em modelo editável do Word e também a atividade respondida.

   Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

CÓDIGO SECRETO

   NICOLAU TEM UM AMIGO QUE SE CHAMA GODOFREDO. ELE INVENTOU UM CÓDIGO PARA SE COMUNICAR COM SEUS COLEGAS DURANTE A AULA. NO RECREIO, GODOFREDO REUNIU SUA TURMA PARA CONTAR ESTA NOVIDADE.

   – INVENTEI UM CÓDIGO FORMIDÁVEL – O GODOFREDO DISSE. – É UM CÓDIGO SECRETO QUE SÓ A GENTE DA TURMA VAI ENTENDER.

   E ELE MOSTROU PARA NÓS; PARA CADA LETRA A GENTE FAZ UM GESTO. POR EXEMPLO: O DEDO NO NARIZ É PARA A LETRA “A”, O DEDO NO OLHO ESQUERDO É “B”, O DEDO NO OLHO DIREITO É “C”. TÊM GESTOS DIFERENTES PARA TODAS AS LETRAS: A GENTE COÇA A ORELHA, ESFREGA O QUEIXO, DÁ TAPAS NA TESTA, E ASSIM ATÉ Z, QUANDO A GENTE FICA VESGO. FANTÁSTICO!

   FICAMOS EM FILA E O GODOFREDO DISSE:

   – NA CLASSE EU VOU MANDAR UMA MENSAGEM PARA VOCÊS, E NO PRÓXIMO RECREIO A GENTE VÊ QUEM ENTENDEU. JÁ VOU AVISANDO: PARA FAZER PARTE DA TURMA TEM QUE CONHECER O CÓDIGO SECRETO!

   NA CLASSE, A PROFESSORA MANDOU A GENTE TIRAR OS CADERNOS E COPIAR OS PROBLEMAS QUE ELA IA ESCREVER NO QUADRO, PARA A GENTE FAZER EM CASA. EU FIQUEI MUITO CHATEADO COM ISSO, PRINCIPALMENTE POR CAUSA DO PAPAI, PORQUE ELE VOLTA DO ESCRITÓRIO MUITO CANSADO, E SEM MUITA VONTADE DE FAZER LIÇÃO DE MATEMÁTICA. DEPOIS, ENQUANTO A PROFESSORA ESCREVIA NO QUADRO, TODO MUNDO SE VIROU PARA O GODOFREDO E FICAMOS ESPERANDO ELE COMEÇAR A MENSAGEM. ENTÃO O GODOFREDO COMEÇOU A FAZER GESTOS; E NÃO ERA MESMO MUITO FÁCIL DE ENTENDER, PORQUE ELE FAZIA MUITO RÁPIDO, E DEPOIS ELE PARAVA PARA ESCREVER NO CADERNO, E DEPOIS, COMO A GENTE ESTAVA OLHANDO PARA ELE, ELE COMEÇAVA A FAZER GESTOS, E ELE FICAVA MUITO ENGRAÇADO PONDO OS DEDOS NAS ORELHAS E DANDO TAPAS NA TESTA.

   A MENSAGEM DO GODOFREDO ESTAVA COMPRIDA DEMAIS, E ERA MUITO CHATO PORQUE NÓS NÃO PODÍAMOS COPIAR OS PROBLEMAS. É MESMO, A GENTE TINHA MEDO DE PERDER AS LETRAS DA MENSAGEM E DE NÃO ENTENDER MAIS NADA, E ENTÃO A GENTE TINHA QUE FICAR OLHANDO O TEMPO TODO PARA O GODOFREDO, QUE SENTA ATRÁS, NO FUNDO DA SALA.

   E DEPOIS O GODOFREDO FEZ I COÇANDO A CABEÇA, T MOSTRANDO A LÍNGUA, ARREGALOU OS OLHOS E PAROU. TODO MUNDO SE VIROU E VIU QUE A PROFESSORA NÃO ESTAVA MAIS ESCREVENDO E ESTAVA OLHANDO PARA O GODOFREDO.

   – POIS É, GODOFREDO – A PROFESSORA FALOU. – EU ESTOU COM OS SEUS COLEGAS, VENDO VOCÊ FAZER AS SUAS MICAGENS. MAS JÁ DUROU DEMAIS, NÃO É?

   FOI NO DIA SEGUINTE QUE GODOFREDO NOS EXPLICOU A MENSAGEM. ELE TINHA DITO:

   “NÃO FIQUEM ME OLHANDO DESSE JEITO SENÃO A PROFESSORA VAI ME PEGAR”.

SEMPÉ, GOSCINNY. O PEQUENO
 NICOLAUE SEUS COLEGAS. SÃO PAULO:
MARTINS FONTES, 1987.

 

COMPREENSÃO DE TEXTO

1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

R.:

 

2) ONDE SE PASSA ESTA HISTÓRIA?

R.:

 

3) QUAL É O TEMA DA HISTÓRIA?

R.:

 

4) QUEM É O AUTOR DO TEXTO?

R.:

 

5) QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?

R.:

 

6) QUEM INVENTOU O CÓDIGO SECRETO?

R.:

 

7) POR QUE ELE INVENTOU ESSE CÓDIGO?

R.:

 

8) ONDE GODOFREDO DISSE QUE IA PASSAR UMA MENSAGEM PARA OS AMIGOS?

R.:

 

9) O QUE ACONTECEU ENQUANTO TODOS ESTAVAM OBSERVANDO A MENSAGEM?

R.:

 

10) QUAL FOI A MENSAGEM QUE GODOFREDO PASSOU?

R.:

 

 

acessaber:
Veja também: