Interpretação de texto: O choque do peixe-elétrico – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o choque do peixe-elétrico.  Como funciona esse choque? Vamos entender? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Como funciona o choque do peixe-elétrico?

    Usinas hidrelétricas, termelétricas, nucleares e eólicas. Todas elas, você já sabe, produzem energia elétrica. Agora, como um peixe pode conseguir isso? Nem pense em acender um abajur ou carregar seu celular usando o peixe-elétrico. A eletricidade emitida por esses animais é uma forma de defesa, ataque e orientação no ambiente. Vamos entender melhor esse – ai! – choque!

    A explicação é a seguinte: algumas espécies de peixes possuem eletrócitos, que são células musculares modificadas. Como assim? Bem, primeiro é preciso saber que qualquer movimento muscular está associado à geração de impulsos elétricos. Acontece que, no caso desses peixes, parte da eletricidade não é gasta no movimento do seu corpo, ficando armazenada nos eletrócitos. Daí o contato com esses animais produzir – zump!! – uma descarga elétrica.

    Essa descarga elétrica varia de intensidade de acordo com a espécie. A dona de uma das descargas mais potentes é a raia-torpedo, capaz de produzir 2.500 watts de potência – para você ter uma noção, as lâmpadas incandescentes comuns têm potência média de 60 watts. No caso da raia-torpedo, essa potência toda serve para capturar suas presas ou se proteger dos predadores.

    Mas será que esse choque não oferece risco ao próprio peixe? Não mesmo! O campo gerado pela descarga de eletricidade do animal situa-se ao redor do seu corpo e somente as correntes de baixa potência estão em contato com o corpo do peixe. Mas isso não quer dizer que ele esteja protegido contra a descarga elétrica produzida por outro peixe-elétrico…

    Não há registros de acidentes fatais envolvendo seres humanos, apesar da enorme potência que algumas espécies são capazes de produzir. Por via das dúvidas, é aconselhável manter distância desses peixes, até porque tomar um choque, por mais fraco que ele seja, não é nada divertido.

Mateus Soares.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 226. Disponível em:
<http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Em “Agora, como um peixe pode conseguir isso?”, o termo grifado refere-se:

 

 

Questão 2 – Na passagem “A eletricidade emitida por esses animais é uma forma de defesa, ataque e orientação no ambiente.”, a palavra sublinhada indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 3 – O autor dirige-se diretamente ao leitor no trecho:

(     ) “Vamos entender melhor esse – ai! – choque!”

(     ) “Essa descarga elétrica varia de intensidade de acordo com a espécie.”

(     ) “Não há registros de acidentes fatais envolvendo seres humanos […]”

 

Questão 4 – Em “Daí o contato com esses animais produzir – zump!! – uma descarga elétrica.”, o autor usou “zump!!” para representar o som de uma descarga elétrica. Por isso, “zump!!” é:

(     ) um adjetivo.

(     ) uma interjeição.

(     ) uma onomatopeia.

 

Questão 5 – No segmento “[…] essa potência toda serve para capturar suas presas ou se proteger dos predadores.”, o vocábulo “para” exprime:

(     ) direção.

(     ) destino.

(     ) finalidade.

 

Questão 6 – Segundo o autor do texto, o choque produzido pelo peixe-elétrico pode atingir:

(     ) o próprio peixe.

(     ) outro peixe.

(     ) o próprio peixe e outro peixe.

 

Questão 7 – Releia:

“Por via das dúvidas, é aconselhável manter distância desses peixes, até porque tomar um choque, por mais fraco que ele seja, não é nada divertido.”

O autor encerra o texto com:

(     ) uma dúvida.

(     ) uma orientação.

(     ) uma comparação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: