Interpretação de texto: O cervo orgulhoso – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o cervo orgulhoso. Vamos conhecer a história desse cervo? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O cervo orgulhoso

    Depois de muito caminhar e correr pelo campo afora, certo cervo saiu à procura de alguma fonte onde houvesse águas frescas e cristalinas para matar a sede.

    Não demorou muito a encontrar um regato que, embora bem pequenino, tinha águas limpas e frescas. Sem demonstrar pressa, abaixou-se tranquilamente e pôs-se a sorver o líquido procurado.

    Após matar a sede, o cervo teve a sua atenção despertada para alguma coisa que nunca antes observara. Ele viu, espelhado nas águas superficiais do pequeno regato, as suas pernas compridas e tortas que formavam um triste contraste com os seus formosos chifres dispostos em galhos.

    — É bastante verdade o que as pessoas dizem a meu respeito — exclamou o cervo. Supero a todos os demais da minha espécie, em graça e nobreza! Que elegância majestosa se pode verificar quando levanto graciosamente a minha galhada! Entretanto, há uma triste e incontestável verdade. Contrastando com essa exuberância, estão os meus pés tão horrorosos.

    Enquanto, desgostoso, escarnecia e ironizava a feiura dos seus pés tão tortos e desengonçados, eis que vê sair da floresta, e vindo em sua direção, um esfomeado leão…

    Em dois saltos firmes e velozes, colocou-se fora do alcance do inimigo.

    Todavia, na sua precipitada fuga, o cervo resolveu passar por um apertado trilho entre as árvores. Não havia avançado muito, quando teve a sua galhada presa num espinhal, cujos ramos delgados se emaranharam formando um verdadeiro alçapão. Lutou desesperadamente para se desprender dali, mas todo o esforço foi em vão. O mesmo leão o alcançou, devorando-o sem compaixão…

    Assim, os pés que o animal tanto depreciava o salvariam, se a galhada de que tanto se orgulhava não o fizesse perecer.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2002-07-13/o-cervo-orgulhoso.htm>. (Com corte e adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma notícia.

 

Questão 2 – Na passagem “Sem demonstrar pressa, abaixou-se tranquilamente e pôs-se a sorver o líquido procurado.”, o vocábulo destacado indica:

(     ) fatos que se opõem.

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

 

Questão 3 – O trecho “Após matar a sede, o cervo teve a sua atenção despertada para alguma coisa que nunca antes observara.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Segundo o texto, o cervo orgulhava-se da beleza:

(     ) de seus pés.

(     ) de suas pernas.

(     ) de sua galhada.

 

Questão 5 – Observe:

“[…] eis que vê sair da floresta, e vindo em sua direção, um esfomeado leão…”

Esse segmento é:

(     ) o início da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, toda a luta do cervo “foi em vão” porque:

(     ) ele se precipitou na fuga.

(     ) ele passou por um trilho estreito.

(     ) ele foi devorado pelo leão que o perseguia.

 

Questão 7 – No fragmento “Assim, os pés que o animal tanto depreciava o salvariam, se a galhada de que tanto se orgulhava não o fizesse perecer.”, o texto:

(     ) faz refletir.

(     ) busca entreter.

(     ) dá uma ordem.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: