Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o cavalo descontente. Por que ele era descontente, hein? Vamos descobrir? Para tanto, leia com muita atenção a reflexiva história! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O cavalo descontente – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O cavalo descontente – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O cavalo descontente – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O cavalo descontente
Era uma vez um cavalo que, em pleno inverno, desejava o regresso da primavera. De fato, ainda que agora descansasse tranquilamente no estábulo, via-se obrigado a comer palha seca.
— Ah, como sinto saudades de comer a erva fresca que nasce na primavera! — dizia o pobre animal.
A primavera chegou e o cavalo teve sua erva fresca, mas começou a trabalhar bastante porque era época da colheita.
— Quando chegará o verão? Já estou farto de passar o dia inteiro puxando o arado! —lamentava-se o cavalo.
Chegou o verão, mas o trabalho aumentou e o calor tornou-se muito forte.
— Oh, o outono! Estou ansioso pela chegada do outono! — dizia mais uma vez o cavalo, convencido de que naquela estação terminariam seus males.
Mas no outono teve que carregar lenha para que seu dono estivesse preparado para enfrentar o inverno. E o cavalo não parava de queixar-se e de sofrer.
Quando o inverno chegou novamente, e o cavalo pôde finalmente descansar, compreendeu que tinha sido fantasioso tentar fugir do momento presente e refugiar-se na quimera do futuro. Essa não é a melhor forma de encarar a realidade da vida e do trabalho.
É melhor descobrir o que a vida tem de bom momento a momento, vivendo o presente da melhor forma possível.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2001-06-08/o-cavalo-descontente.htm>. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Segundo a história, o cavalo queria no inverno a volta da primavera para:
( ) comer palha seca.
( ) comer erva fresca.
( ) descansar no estábulo.
Questão 2 – Em “— Quando chegará o verão?”, o travessão:
( ) anuncia a fala do cavalo.
( ) marca o começo da fala do cavalo.
( ) indica um suspense na fala do cavalo.
Questão 3 – Na passagem “Chegou o verão, mas o trabalho aumentou e o calor tornou-se muito forte.”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:
( ) “pois”.
( ) “contudo”.
( ) “portanto”.
Questão 4 – De acordo com o narrador, o cavalo estava certo de que seus males terminariam:
( ) no verão.
( ) no outono.
( ) no inverno.
Questão 5 – Releia o segmento abaixo:
“Mas no outono teve que carregar lenha para que seu dono estivesse preparado para enfrentar o inverno.”
A expressão grifada introduz:
( ) uma causa.
( ) uma finalidade.
( ) uma consequência.
Questão 6 – Na parte “Quando o inverno chegou novamente […]”, o termo destacado foi usado para indicar uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – No fragmento “Essa não é a melhor forma de encarar a realidade da vida e do trabalho.”, a que forma o narrador se refere?
R:
Questão 8 – No trecho “É melhor descobrir o que a vida tem de bom momento a momento, vivendo o presente da melhor forma possível.”, o narrador expressa:
( ) uma ordem.
( ) um ensinamento.
( ) uma advertência.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.