Interpretação de texto: O caracol invejoso – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o caracol invejoso. O caracolzinho sentia-se muito infeliz. Será por que, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção a história! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

O caracol invejoso

    O caracolzinho sentia-se muito infeliz. Via que quase todos os animais eram mais ágeis do que ele. Uns brincavam, outros saltavam. E ele aborrecia-se debaixo do peso de sua carapaça!

    — Vê-se que meu destino é ir devagarinho, sofrendo todos os males! — dizia ele, bastante frustrado.

    Seus amigos e familiares tentavam consolá-lo, mas nada conseguiam.

    — Caracolino, pense que, se a Natureza lhe deu essa carapaça, para alguma coisa foi. — disse-lhe a tartaruga, que se encontrava em situação semelhante à dele.

    — Sim, claro, para alguma coisa será! Pode explicar-me a razão? — perguntava Caracolino, ainda mais chateado por receber tantos conselhos.

    Caracolino tornou-se tão insuportável por suas reclamações, que todos o abandonaram. E ele continuava com sua carapaça às costas, cada vez mais pesada para o seu gosto.

    Um dia, desabou uma tempestade. Choveu durante muitos dias. Parecia um dilúvio! As águas subiram, inundando tudo. Muitos dos animaizinhos que ele invejara, encontravam-se agora em grandes dificuldades. Caracolino, porém, encontrou um refúgio seguro. Dentro de sua carapaça estava totalmente protegido!

    Desde então, compreendeu a utilidade de sua lenta e pesada carapaça. Deixou de protestar, tornando-se um animalzinho simpático e querido por todos.

Autor desconhecido: Disponível em:
<https://metaforas.com.br/infantis/2001-07-08/o-caracol-invejoso.htm>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“O caracolzinho sentia-se muito infeliz. Via que quase todos os animais eram mais ágeis do que ele.”

O fato destacado é:

(     ) o tempo da infelicidade do caracolzinho.

(     ) o motivo da infelicidade do caracolzinho.

(     ) a consequência da infelicidade do caracolzinho.

 

Questão 2 – No segmento “Seus amigos e familiares tentavam consolá-lo, mas nada conseguiam.”, a palavra sublinhada poderia ser substituída por:

(     ) “pois”.

(     ) “porém”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 3 – Em “Caracolino tornou-se tão insuportável por suas reclamações, que todos o abandonaram.”, o termo grifado foi usado para:

(     ) definir.

(     ) intensificar.

(     ) complementar.

 

Questão 4 – Na passagem “E ele continuava com sua carapaça às costas, cada vez mais pesada para o seu gosto.”, o vocábulo “ele”:

(     ) retoma Caracolino.

(     ) apresenta Caracolino.

(     ) caracteriza Caracolino.

 

Questão 5 – O trecho “Um dia, desabou uma tempestade.” é:

(     ) o início da história.

(     ) a complicação da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 6 – Segundo o narrador, “Caracolino, porém, encontrou um refúgio seguro”, a que refúgio seguro ele se refere?

 

 

Questão 7 – Na parte “Muitos dos animaizinhos que ele invejara, encontravam-se agora em grandes dificuldades.”, a palavra grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – O objetivo do texto sobre o caracol invejoso é:

(     ) fazer rir.

(     ) noticiar um fato.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: