Interpretação de texto: O canto do rouxinol – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o canto do rouxinol. Era o dia do concurso de canto no bosque! O animal que cantasse melhor ganharia um valioso prêmio… Todos já tinham certeza de que o rouxinol levaria o prêmio. Porém, acontece algo inesperado e o rouxinol deixa de participar do concurso… O que será, hein? Vamos descobrir? Para isso, leia o texto O canto do rouxinol! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

O canto do rouxinol

    Tinha sido organizado um concurso na clareira situada no meio do bosque. De todos os participantes, o que melhor cantasse ganharia um valioso prêmio. Antes de começarem as apresentações, todos já sabiam o nome do vencedor.

    — O rouxinol vai ganhar o prêmio. Ele canta muito bem! — afirmou a ovelha, que também pensava em entrar no concurso.

    — É verdade. São tão melodiosos os seus trinados! — exclamou uma cadelinha com inclinações poéticas.

    O concurso estava para começar. A expectativa era enorme.  O rouxinol seria um dos primeiros a se apresentar. Foi quando se aproximou dos candidatos um cervo, muito triste, pedindo:

    — Por favor, rouxinol! Eu lhe suplico, venha à minha casa. Meu filho está morrendo. Se ele ouvir seu canto maravilhoso, talvez fique curado.

    Sem hesitar um só instante, o rouxinol renunciou à vitória certa e fez a vontade do pai aflito. Dizem que ao escutar o sublime canto do rouxinol, o cervozinho ficou curado num instante.

    O amor e a bondade são instrumentos poderosos a favor do bem.

Autor desconhecido. Disponível em:   <https://metaforas.com.br/infantis/2018-11-28/o-canto-do-rouxinol.htm>.

 

Questões

Questão 1 – O texto “O canto do rouxinol” é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma notícia.

 

Questão 2 – No segmento “— O rouxinol vai ganhar o prêmio. Ele canta muito bem!”, o travessão foi usado para:

(     ) anunciar a fala da ovelha.

(     ) assinalar o início da fala da ovelha.

(     ) indicar a continuidade da fala da ovelha.

 

Questão 3 – Na oração “São tão melodiosos os seus trinados!”, o termo grifado:

(     ) explica o sentido de uma característica dos trinados do rouxinol.

(     ) intensifica o sentido de uma característica dos trinados do rouxinol.

(     ) complementa o sentido de uma característica dos trinados do rouxinol.

 

Questão 4 – Releia este fragmento do texto:

“— Por favor, rouxinol! Eu lhe suplico, venha à minha casa. Meu filho está morrendo.”

Qual bicho fez essa súplica ao rouxinol?

(     ) a ovelha.

(     ) uma cadelinha.

(     ) um cervo.

 

Questão 5 – Segundo o narrador, o rouxinol não hesitou um só instante em atender à súplica do pai aflito. O que significa dizer que ele não hesitou?

(     ) Significa dizer que ele não teve medo de atender à súplica do pai aflito.

(     ) Significa dizer que ele não teve dúvidas em atender à súplica do pai aflito.

(     ) Significa dizer que ele não teve alternativa senão atender à súplica do pai aflito.

 

Questão 6 – Na passagem “[…] o rouxinol renunciou à vitória certa e fez a vontade do pai aflito.”, o vocábulo “e” exprime ações do rouxinol:

(     ) que se opõem.

(     ) que se somam.

(     ) que se alternam.

 

Questão 7 – No trecho “[…] o cervozinho ficou curado num instante.”, a expressão destacada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Em “O amor e a bondade são instrumentos poderosos a favor do bem.”, o texto:

(     ) faz um alerta.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) expõe um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: