Interpretação de texto: O bom tempo e a chuva – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre três cãezinhos e três rãs. Vamos conhecer a história desses amigos? Para isso, leia com atenção o texto O bom tempo e a chuva! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

O bom tempo e a chuva

    Havia uma linda escola, num povoado distante. Era frequentada por três cãezinhos e três rãs. Eram bons amigos e iam sempre juntos para a escola, com muita pontualidade.

    Às vezes, começavam a discutir antes de chegar à escola. Se o dia amanhecia chuvoso, as rãs ficavam contentes. Em compensação, os cachorrinhos torciam o focinho.

     — Oba! Vamos mergulhar nas pocinhas de água que a chuva faz pelos caminhos! Que frescura e que bem-estar eu sinto! — dizia uma das rãs.

    — Bah! Para mim é um dia perdido. A chuva me deixa deprimido. — respondia um dos cachorrinhos.

    Quando o dia amanhecia ensolarado, acontecia justamente o contrário: os cãezinhos ficavam felizes, e as rãzinhas sentiam-se tristes, pois já previam o calor e a seca que iria torturá-las.

    Quando estariam contentes tanto os cãezinhos como as pequenas rãs? Muito simples! Nos dias que amanheciam cinzentos e nebulosos, mas sem chuva, o que acontecia com frequência naquela região da serra onde viviam eles.

    Seria bem melhor se aceitássemos a vida como ela é. Assim nunca nos sentiríamos infelizes.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2019-08-31/o-bom-tempo-e-a-chuva.htm>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Releia esta passagem da história:

“Eram bons amigos e iam sempre juntos para a escola, com muita pontualidade.”

Nessa passagem, o narrador refere-se:

 

Questão 2 – Segundo a história, os cachorrinhos e as rãs estariam contentes juntos:

(     ) em dias de chuva.

(     ) em dias ensolarados.

(     ) em dias nublados, mas sem chuva.

 

Questão 3 – No trecho “Às vezes, começavam a discutir antes de chegar à escola.”, a expressão grifada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – No segmento “— Oba! Vamos mergulhar nas pocinhas de água que a chuva faz pelos caminhos!”, o termo destacado exprime o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) alegria.

(     ) surpresa.

 

Questão 5 – Em “— Bah! Para mim é um dia perdido.”, o travessão:

(     ) anuncia a fala de um dos cachorrinhos.

(     ) indica o começo da fala de um dos cachorrinhos.

(     ) marca a continuidade da fala de um dos cachorrinhos.

 

Questão 6 – Em “[…] as rãzinhas sentiam-se tristes, pois já previam o calor e a seca que iria torturá-las.”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) “mas”.

(     ) “porque”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 7 – Grife a palavra que retoma os cãezinhos e as pequenas rãs a seguir:

“[…] o que acontecia com frequência naquela região da serra onde viviam eles.”

 

Questão 8 – Em “Seria bem melhor se aceitássemos a vida como ela é. Assim nunca nos sentiríamos infelizes.”, o narrador dirige-se ao leitor para expressar:

(     ) um opinião.

(     ) uma ordem.

(     ) uma hipótese.

 

Questão 9 – A história foi construída em uma linguagem:

(     ) formal.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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