Interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre o beija-flor-violeta. Já ouviu falar dele? Não? Pois saiba que ele é o maior dos beija-flores! Vamos conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O Beija-flor-violeta – 8º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O Beija-flor-violeta – 8º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O Beija-flor-violeta – 8º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões propostas:
O Beija-flor-violeta
Beija-flores são aves de pequeno porte, que medem em média de seis a doze centímetros de comprimento e pesam entre dois e seis gramas. O beija-flor-violeta (Colibri coruscans) tem 13 a 15 centímetros de comprimento. Os machos pesam de 7,7 a 8,5 gramas, enquanto as fêmeas pesam de 6,7 a 7,5 gramas. Isso faz dessa espécie, sem dúvida, o maior dos beija-flores.
A plumagem do beija-flor-violeta é na sua maior parte de um verde azulado brilhante, à exceção das asas que são de roxo escuro e dos bicos e pés, que são pretos.
Ele é encontrado nas terras altas do norte e oeste da América do Sul, incluindo uma grande parte dos Andes, a faixa costeira venezuelana e os tepuis. Também é encontrado na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Guiana e Peru. No Brasil, está na região norte, no estado de Roraima. Ele consegue viver em ampla gama de habitats verdes semiabertos, como florestas de coníferas ou de eucaliptos, planície e até em jardins e parques.
O beija-flor-violeta é uma ave nectívora (isto é, se alimenta de néctar), mas sua dieta também inclui pequenos insetos, que é capaz de capturar em pleno voo.
Uma ave bastante vocal e agressivamente territorial. Solitários, eles demarcam seu território através do canto, atividade que ocupa boa parte do seu dia. Os cantos variam entre os subgrupos, que desenvolvem suas próprias chamadas.
Rafael Ferreira.
Disponível em: <https://www.oeco.org.br/blogs/fauna-e-flora/28262-o-beija-flor-violeta/>. (Com cortes). Acesso em: 23 de outubro de 2020.
Questões
Questão 1 – Releia este fragmento do texto:
“O beija-flor-violeta (Colibri coruscans) tem 13 a 15 centímetros de comprimento.”
Nesse fragmento, o autor:
( ) faz uma descrição.
( ) levanta uma hipótese.
( ) expressa uma opinião.
Questão 2 – No período “Isso faz dessa espécie, sem dúvida, o maior dos beija-flores.”, o pronome destacado foi usado para:
( ) retomar informações.
( ) apresentar informações.
( ) complementar informações.
Questão 3 – No trecho “Também é encontrado na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Guiana e Peru.”, as vírgulas assinalam:
( ) a intercalação de elementos.
( ) a enumeração de elementos.
( ) o deslocamento de elementos.
Questão 4 – No segmento “O beija-flor-violeta é uma ave nectívora (isto é, se alimenta de néctar), mas sua dieta também inclui pequenos insetos […]”, a parte sublinhada:
( ) conclui o fato anterior.
( ) justifica o fato anterior.
( ) ressalva o fato anterior.
Questão 5 – Em “[…] agressivamente territorial.”, o advérbio grifado indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Na frase “Solitários, eles demarcam seu território através do canto, atividade que ocupa boa parte do seu dia.”, a expressão destacada tem o sentido de:
( ) “além do”.
( ) “por meio do”.
( ) “em virtude do”.
Questão 7 – Observe esta passagem do texto:
“Os cantos variam entre os subgrupos, que desenvolvem suas próprias chamadas.”
O verbo “desenvolvem” exprime uma ação do sujeito:
( ) “Os cantos”.
( ) “os subgrupos”.
( ) “suas próprias chamadas”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.