Início Atividades Interpretação de texto: O ato de estudar – 1º ano do ensino médio

Interpretação de texto: O ato de estudar – 1º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Interpretação de texto, de autoria de Paulo Freire, que trata de forma reflexiva da importância do ato de estudar. As questões propostas são voltadas para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio. 

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

O ato de estudar

    Tinha chovido muito toda noite. Havia enormes poças de água molhada nas partes baixas do terreno. Em certos lugares, a terra, de tão molhada, tinha virado lama. Às vezes, os pés apenas escorregavam nela. Às vezes, mais do que escorregar, os pés se atolavam na lama até acima dos tornozelos. Era difícil andar. Pedro e Antônio estavam transportando numa caminhoneta cestos cheios de cacau para o sitio onde deveriam secar. Em certa altura, perceberam que a caminhoneta não atravessaria o atoleiro que tinha pela frente. Passaram. Desceram da caminhoneta. Olharam o atoleiro, que era um problema para eles. Atravessaram os dois metros de lama, defendidos por suas botas de cano longo. Sentiram a espessura do lamaçal. Pensaram. Discutiram como resolver o problema. Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno a consistência mínima para que as rodas da caminhoneta passassem sem atolar. Pedro e Antônio estudaram. Procuraram resolver e, em seguida, encontraram uma resposta precisa.

    Não se estuda apenas na escola.

    Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam.

    Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema.

    Esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos caracteriza o ato de estudar. Não importa que o estudo seja feito no momento e no lugar do nosso trabalho, como no caso de Pedro e Antônio, que acabamos de ver. Não importa que o estudo seja feito noutro local e noutro momento, como o estudo que fazemos no Círculo de Cultura. Em qualquer caso, o estudo exige sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos. Um texto para ser lido é um texto para ser estudado. Um texto para ser estudado é um texto para ser interpretado. Não podemos interpretar um texto se o lemos sem atenção, sem curiosidade; se desistimos da leitura quando encontramos a primeira dificuldade. Que seria da produção de cacau naquela roça se Pedro e Antônio tivessem desistido de prosseguir o trabalho por causa do lamaçal?

    Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo. Trabalha sobre ele como Antônio e Pedro trabalharam em relação ao problema do lamaçal. Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem. Estudar é um dever revolucionário!

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler.  São Paulo: Cortez, 2001. p.57-58.

 

Questões

Questão 1 – Identifique a finalidade do texto lido:

R:

 

Questão 2 – Registra-se uma opinião na passagem:

a) “Tinha chovido muito toda noite.”

b) “Era difícil andar.”

c) “Procuraram resolver e, em seguida, encontraram uma resposta precisa.”

d) “Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema.”

 

Questão 3 – “Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo. Trabalha sobre ele como Antônio e Pedro trabalharam em relação ao problema do lamaçal.”. Nesse segmento, os verbos sublinhados expressam:

a) uma ordem

b) um desejo

c) uma orientação

d) uma advertência

 

Questão 4 – “Havia enormes poças de água molhada nas partes baixas do terreno.”. Por que o verbo “havia” foi empregado no singular nesse trecho?

R:

 

Questão 5 – Em “Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem.”, o termo destacado introduz:

a) uma comparação

b) uma explicação

c) uma oposição

d) uma conclusão

 

Questão 6 – Em todas as alternativas, os termos grifados indicam a ideia de tempo, exceto em:

a) “Às vezes, os pés apenas escorregavam nela.”.

b) “Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno […]”

c) “Pedro e Antônio estudaram enquanto

d) “Esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos caracteriza […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

19 comentários

Eva Advíncula 7 de novembro - 0:35

Atividades maravilhosas. Parabéns!

Responder
Valdete Duarte 24 de abril - 15:24

Ótimas atividades. Parabéns !

Responder
Ilma 24 de janeiro - 9:36

Amei as atividades

Responder
Denyse Lage Fonseca 26 de janeiro - 11:56

Olá, Ilma!

Amamos saber disso!

Muito obrigada pela presença e pelo comentário!

Volte sempre!

Denyse

Responder
CARLOS BRUNO LIMA DOS SANTOS 14 de novembro - 16:20

estimada colega! parabéns pelo conteúdo.. bem organizado e ajustado. wlw por compartilhar !

Responder
Denyse Lage Fonseca 17 de novembro - 16:40

Estimado colega!

Muito obrigada por interagir conosco, expondo a sua avaliação do conteúdo do “Acessaber”!

Volte sempre!

Denyse

Responder
iracilde lemos 16 de novembro - 10:44

queria as respostas

Responder
Denyse Lage Fonseca 17 de novembro - 16:35

Olá, Iracilde!

O gabarito está no link acima do cabeçalho da atividade.

Muito obrigada pelo interesse em nosso trabalho!

Volte sempre ao “Portal Acessaber”!

Denyse

Responder
Denise 4 de fevereiro - 18:42

Muito bom o conteúdo. Estou procurando um texto para trabalhar verbos com ensino médio.

Responder
Denyse Lage Fonseca 5 de fevereiro - 12:38

Oi, xará!

Muito obrigada pela exposição de sua opinião sobre o conteúdo!

Muito bom é ter a sua presença aqui!

Há variadas atividades sobre diferentes conteúdos aqui no “Acessaber”! Não deixe de conferi-las!

Volte sempre!

Denyse

Responder
PATRICIA SANTOS POLESSI 28 de março - 13:55

gostaria das respostas pode me enviar por favor

Responder
Denyse Lage Fonseca 29 de março - 20:57

Olá, Patrícia!

O gabarito está no link acima do cabeçalho na apresentação da atividade.

Muito obrigada pelo seu interesse no conteúdo do “Acessaber”!

Volte sempre!

Denyse

Responder
paulo 10 de dezembro - 5:37

TODO gabarito que eu baixo, n funciona, n tem as respostas

Responder
Zenilda Rodrigues 11 de julho - 10:06

Excelente trabalho! Obrigada por compartilhar.

Responder
Denyse Lage Fonseca 13 de julho - 11:08

Olá, Zenilda!

Sua opinião sobre o nosso trabalho nos motiva muito!

Excelente é ter a sua presença aqui!

Muito obrigada!

Volte sempre!

Denyse

Responder
iolanda 26 de março - 18:37

Aplausos é pouco para você

Responder
Denyse Lage Fonseca 31 de março - 15:57

Olá, Iolanda!

Muito obrigada pelo registro de seu comentário tão motivador!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Eliane de Souza 24 de maio - 9:01

Amei! Muito obrigada.

Responder
Denyse Lage Fonseca 26 de maio - 12:29

Oi, Eliane!

Amamos saber disso!

Agradecemos a presença e o registro do comentário tão valioso!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário