Interpretação de texto, de autoria de Paulo Freire, que trata de forma reflexiva da importância do ato de estudar. As questões propostas são voltadas para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio.
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: O ato de estudar – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O ato de estudar – 1º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O ato de estudar – 1º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O ato de estudar
Tinha chovido muito toda noite. Havia enormes poças de água molhada nas partes baixas do terreno. Em certos lugares, a terra, de tão molhada, tinha virado lama. Às vezes, os pés apenas escorregavam nela. Às vezes, mais do que escorregar, os pés se atolavam na lama até acima dos tornozelos. Era difícil andar. Pedro e Antônio estavam transportando numa caminhoneta cestos cheios de cacau para o sitio onde deveriam secar. Em certa altura, perceberam que a caminhoneta não atravessaria o atoleiro que tinha pela frente. Passaram. Desceram da caminhoneta. Olharam o atoleiro, que era um problema para eles. Atravessaram os dois metros de lama, defendidos por suas botas de cano longo. Sentiram a espessura do lamaçal. Pensaram. Discutiram como resolver o problema. Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno a consistência mínima para que as rodas da caminhoneta passassem sem atolar. Pedro e Antônio estudaram. Procuraram resolver e, em seguida, encontraram uma resposta precisa.
Não se estuda apenas na escola.
Pedro e Antônio estudaram enquanto trabalhavam.
Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema.
Esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos caracteriza o ato de estudar. Não importa que o estudo seja feito no momento e no lugar do nosso trabalho, como no caso de Pedro e Antônio, que acabamos de ver. Não importa que o estudo seja feito noutro local e noutro momento, como o estudo que fazemos no Círculo de Cultura. Em qualquer caso, o estudo exige sempre esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos que observamos. Um texto para ser lido é um texto para ser estudado. Um texto para ser estudado é um texto para ser interpretado. Não podemos interpretar um texto se o lemos sem atenção, sem curiosidade; se desistimos da leitura quando encontramos a primeira dificuldade. Que seria da produção de cacau naquela roça se Pedro e Antônio tivessem desistido de prosseguir o trabalho por causa do lamaçal?
Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo. Trabalha sobre ele como Antônio e Pedro trabalharam em relação ao problema do lamaçal. Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem. Estudar é um dever revolucionário!
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2001. p.57-58.
Questões
Questão 1 – Identifique a finalidade do texto lido:
R:
Questão 2 – Registra-se uma opinião na passagem:
a) “Tinha chovido muito toda noite.”
b) “Era difícil andar.”
c) “Procuraram resolver e, em seguida, encontraram uma resposta precisa.”
d) “Estudar é assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema.”
Questão 3 – “Se um texto às vezes é difícil, insiste em compreendê-lo. Trabalha sobre ele como Antônio e Pedro trabalharam em relação ao problema do lamaçal.”. Nesse segmento, os verbos sublinhados expressam:
a) uma ordem
b) um desejo
c) uma orientação
d) uma advertência
Questão 4 – “Havia enormes poças de água molhada nas partes baixas do terreno.”. Por que o verbo “havia” foi empregado no singular nesse trecho?
R:
Questão 5 – Em “Estudar não é fácil porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem.”, o termo destacado introduz:
a) uma comparação
b) uma explicação
c) uma oposição
d) uma conclusão
Questão 6 – Em todas as alternativas, os termos grifados indicam a ideia de tempo, exceto em:
a) “Às vezes, os pés apenas escorregavam nela.”.
b) “Depois, com a ajuda de algumas pedras e de galhos secos de árvores deram ao terreno […]”
c) “Pedro e Antônio estudaram enquanto”
d) “Esta atitude séria e curiosa na procura de compreender as coisas e os fatos caracteriza […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
19 comentários
Atividades maravilhosas. Parabéns!
Ótimas atividades. Parabéns !
Amei as atividades
Olá, Ilma!
Amamos saber disso!
Muito obrigada pela presença e pelo comentário!
Volte sempre!
Denyse
estimada colega! parabéns pelo conteúdo.. bem organizado e ajustado. wlw por compartilhar !
Estimado colega!
Muito obrigada por interagir conosco, expondo a sua avaliação do conteúdo do “Acessaber”!
Volte sempre!
Denyse
queria as respostas
Olá, Iracilde!
O gabarito está no link acima do cabeçalho da atividade.
Muito obrigada pelo interesse em nosso trabalho!
Volte sempre ao “Portal Acessaber”!
Denyse
Muito bom o conteúdo. Estou procurando um texto para trabalhar verbos com ensino médio.
Oi, xará!
Muito obrigada pela exposição de sua opinião sobre o conteúdo!
Muito bom é ter a sua presença aqui!
Há variadas atividades sobre diferentes conteúdos aqui no “Acessaber”! Não deixe de conferi-las!
Volte sempre!
Denyse
gostaria das respostas pode me enviar por favor
Olá, Patrícia!
O gabarito está no link acima do cabeçalho na apresentação da atividade.
Muito obrigada pelo seu interesse no conteúdo do “Acessaber”!
Volte sempre!
Denyse
TODO gabarito que eu baixo, n funciona, n tem as respostas
Excelente trabalho! Obrigada por compartilhar.
Olá, Zenilda!
Sua opinião sobre o nosso trabalho nos motiva muito!
Excelente é ter a sua presença aqui!
Muito obrigada!
Volte sempre!
Denyse
Aplausos é pouco para você
Olá, Iolanda!
Muito obrigada pelo registro de seu comentário tão motivador!
Volte sempre!
Denyse
Amei! Muito obrigada.
Oi, Eliane!
Amamos saber disso!
Agradecemos a presença e o registro do comentário tão valioso!
Volte sempre!
Denyse