Início Série7º ano Interpretação de texto: Nossa vida – 7º ano

Interpretação de texto: Nossa vida – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do sétimo ano do ensino fundamental, intitulado Nossa vida. Nele, o narrador conta  a vida dura que ele e os irmãos levavam quando trabalhavam em uma determinada fazenda. A fazenda dizia que pagava o salário, mas nunca existiu salário nenhum. […] E a gente era obrigada a trabalhar de sol a sol. Conheça essa chocante história, lendo o texto. Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode fazer o download desta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                        DATA:

PROF:                                                             TURMA:

NOME:

Leia:

Nossa vida

    Lá em casa, a situação estava difícil. O pai tinha ficado desempregado. A mãe achava que qualquer trabalho podia pelo menos pagar a comida. A gente morava em Mambaí, Estado de Goiás. Aí apareceu um emprego numa fazenda pro lado dos Gerais da Bahia, bem perto da fronteira. Fui trabalhar junto com meus irmãos nessa tal fazenda. Era o projeto de um grande banco, apoiado pelo governo.

    A fazenda dizia que pagava o salário, mas nunca existiu salário nenhum. No final do mês, tudo que se comia ou se usava era descontado. Não sobrava nada de dinheiro. E a gente era obrigada a trabalhar de sol a sol.

    ─ Trabalho escravo ─ disseram os peões de Mambaí que já tinham passado por isso.

    ─ Mas usar criança é judiação! ─ falou um dia o dono do bar.

    Disseram também que essas fazendas usam crianças como trabalhadores porque fica mais barato. Quatro ou cinco custam o mesmo que um adulto, comem menos, obedecem melhor e cada uma faz o trabalho de gente grande.

    O capataz da fazenda dizia que o dinheiro podia sobrar se a gente trabalhasse direito. Ouvi falar de gente que saiu de lá com dívida, mas não com dinheiro.

    Se pelo menos a gente estivesse se alimentando bem… Minha mãe não sabia que a comida na fazenda era ruim. Achava que era frescura de criança. Mas não era, não. De manhãzinha, café aguado com pão duro. No almoço, só coisa de entupir ─ macarrão puro ou arroz com farinha.

    Pro serviço na fazenda render, o capataz fazia a gente trabalhar firme. Eu tenho catorze anos. Sou forte. Mas meus irmãos e um monte de outras crianças com corpinho fraco faziam serviço pesado de adulto ─ roçar e capinar era duro de lascar, mas a gente ainda aguentava. O pior era carregar carrinhos de mão pesados, cheios de material para a lavoura.

    Ninguém tem ideia da vida dura que a gente levava nessa fazenda dos Gerais da Bahia.

Paula Saldanha. “Heróis dos Gerais”. São Paulo, FTD, 1998, p. 7-9.

 

Questões

Questão 1 – O objetivo do texto é:

(     ) divulgar algo.

(     ) noticiar um fato.

(     ) narrar uma história.

 

Questão 2 – Na parte “Disseram também que essas fazendas usam crianças como trabalhadores porque fica mais barato.”, o narrador revela:

(     ) o motivo de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.

(     ) a finalidade de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.

(     ) a consequência de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.

 

Questão 3 – O narrador do texto expõe uma opinião na passagem:

(     ) “Era o projeto de um grande banco, apoiado pelo governo.”

(     ) “De manhãzinha, café aguado com pão duro.”

(     ) “Ninguém tem ideia da vida dura que a gente levava nessa fazenda dos Gerais da Bahia.”

 

Questão 4 – A expressão grifada indica um lugar no trecho:

(     ) “Lá em casa, a situação estava difícil.”

(     ) “No final do mês, tudo que se comia ou se usava era descontado.”

(     ) “No almoço, só coisa de entupir ─ macarrão puro ou arroz com farinha.”

 

Questão 5 – Em “Achava que era frescura de criança.”, o narrador expressa o pensamento:

(     ) de seu pai.

(     ) de sua mãe.

(     ) do capataz da fazenda.

 

Questão 6 – Na frase “Mas não era, não.”, a repetição do termo “não”:

(     ) reforça a negação.

(     ) indica uma correção.

(     ) estabelece uma contradição.

 

Questão 7 – No segmento “Pro serviço na fazenda render, o capataz fazia a gente trabalhar firme.”, a palavra “firme” exprime:

(     ) o meio com que o capaz fazia a gente trabalhar.

(     ) o modo com que o capaz fazia a gente trabalhar.

(     ) a intensidade com que o capaz fazia a gente trabalhar.

 

Questão 8 – Segundo o narrador, ele e seus irmãos realizavam serviços bem pesados na fazenda dos Gerais da Bahia. O pior deles era:

(     ) “roçar”

(     ) “capinar”

(     ) “carregar carrinhos de mão pesados”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

17 comentários

nezuu 14 de abril - 20:47

Muito bom esse texto com questões bem elaboradas.

Responder
Denyse Lage Fonseca 17 de abril - 19:35

Oi, Nezuu!

Muito nos motiva a avaliação que você faz do texto e das questões elaboradas!

Agradecemos o registro de suas valiosas palavras!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Vera Lucia R. Santos 23 de abril - 17:24

Muito obrigada. Esses textos estão me ajudando demais!

Responder
Denyse Lage Fonseca 29 de abril - 18:48

Oi, Vera Lucia!

Muito nos honra o fato de as nossas atividades estarem ajudando demais!

Agradecemos o registro de seu comentário!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Maldir Gonçalves 15 de maio - 13:36

Gosto muito dessas atividades elas muito tem me ajudado.Obrigada!

Responder
Denyse Lage Fonseca 16 de maio - 15:58

Oi, Maldir!

Ficamos contentes por você ter gostado muito desta atividade!

Motiva-nos demais o fato de as nossas atividades estarem ajudando!

Agradecemos a presença!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Marcio 10 de agosto - 9:07

conteúdo excelente e bem explicado, parabéns !!!!

Responder
Denyse Lage Fonseca 19 de agosto - 20:19

Olá, Márcio!

Ficamos muito felizes com a sua opinião!

Muito obrigada pela presença!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Maria do Socorro S. Pereira 10 de novembro - 20:04

Sou muito grata pelo apoio pedagógico que tenho deste site, com todas as atividades. Estão de parabéns a equipe!

Responder
Denyse Lage Fonseca 13 de novembro - 12:20

Oi, Maria do Socorro!

Muito gratificante o fato de estarmos ajudando em seu trabalho pedagógico!

Agradecemos o cumprimento ao nosso trabalho e a sua presença!

Volte sempre!

Denyse

Responder
maria Jose Rodrigues 8 de junho - 16:28

gosto muito dos textos postados aqui, ajuda muito nessa época que estamos vivendo. Sugestão colocar as habilidades trabalhadas, já que o estado exige essas habilidades.

Responder
Monique 22 de junho - 13:04

Muito bom!! Só queria saber como olha o gabarito? Sou aluna, estou aqui estudando e gostaria de saber se minhas respostas foram corretas.

Responder
lucas Andrade 3 de dezembro - 17:34

Acabei de fazer essa atividade, eu gosto muito de português. As vezes as pessoas me perguntam o por que de eu tirar sempre dez nas provas de português e outras materias, Ai eu respondo ” Eu sempre procuro atividades online principalmente no acessaber.com.

Responder
Denyse Lage Fonseca 7 de dezembro - 16:31

Olá, Lucas!

Nossa! Que demais lermos o seu comentário! Para nós, é muito gratificante e motivador!

Agradecemos a sua presença e as suas valiosas palavras!

Que você continue brilhando nos estudos!

Volte sempre!

Denyse

Responder
ELIANE MARQUES DOS REIS BONFIM 6 de dezembro - 16:33

Texto maravilhoso, vou aplicar na minha avaliação da disciplina PROJETO DE VIDA.

Responder
Denyse Lage Fonseca 7 de dezembro - 16:38

Oi, Eliane!

Que alegria sabermos disso!

Muito obrigada pela presença e pelo registro de seu comentário!

Volte sempre!

Denyse

Responder
joelinton 18 de março - 17:19

legal me ajudou na prova

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