Interpretação de texto: Ninhada de ovos de dinossauro – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma descoberta de ninhada de ovos de dinossauro. Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Ninhada de ovos de dinossauro é descoberta no interior paulista

    O paleontólogo e coordenador do Museu de Paleontologia de Marília (SP), William Nava, encontrou uma ninhada de ovos fossilizados de dinossauros carnívoros em Presidente Prudente, no interior paulista. A descoberta ocorreu no final de 2021 no sítio paleontológico do Parque dos Girassóis.

    No mesmo local, em 2020, o pesquisador já havia encontrado ovos fossilizados de crocodilo. Já os fósseis encontrados em 2021 são de dinossauros terópodes, carnívoros, de pequeno porte. O material fossilizado é do período Cretáceo Superior e tem entre 60 milhões e 80 milhões de anos.

    Enquanto os ovos de crocodilo têm dimensões de 6 centímetros (cm) por 3,5 cm, os de dinossauro encontrados medem em torno de 12 a 13 cm de comprimento por 6 a 7 cm de largura.

    “Normalmente, ovos fossilizados de crocodilomorfos têm casca externa com textura porosa ou lisa. Já a casca dos ovos dos dinossauros carnívoros tem textura em forma de ondinhas. Parecem pequenas minhoquinhas onduladas, o que difere da textura do crocodilomorfo”, disse Nava.

    Segundo o pesquisador, os ovos foram encontrados isolados de qualquer outro vestígio de dinossauros, como dentes ou ossos, dificultando a identificação da espécie. Os ovos estão ainda inteiros e não eclodiram, devido a algum evento desconhecido que impossibilitou o nascimento dos filhotes.

    “Este é um dado interessante. Quem sabe se, em um desses cinco ovos, não se tenha um embrião fossilizado. Seria superbacana, algo inédito para o Brasil”, destacou o paleontólogo.

    Fragmentos de casca dos ovos serão encaminhados para a Universidade de Brasília (UnB) e lá serão analisados com microscopia eletrônica de varredura.

Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-01/ninhada-de-ovos-de-dinossauro-e-descoberta-no-interior-paulista>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto acima:

(     ) noticiar um fato.

(     ) contar uma história.

(     ) debater um assunto.

 

Questão 2 – No fragmento “A descoberta ocorreu no final de 2021 no sítio paleontológico do Parque dos Girassóis.”, a que descoberta o texto se refere?

 

 

Questão 3 – No trecho “No mesmo local, em 2020, o pesquisador havia encontrado ovos fossilizados de crocodilo.”, o vocábulo sublinhado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Releia:

“Enquanto os ovos de crocodilo têm dimensões de 6 centímetros (cm) por 3,5 cm, os de dinossauro encontrados medem em torno de 12 a 13 cm de comprimento por 6 a 7 cm […]”

Nessa passagem, o texto:

(     ) faz uma dedução.

(     ) estabelece uma comparação.

(     ) apresenta uma exemplificação.

 

Questão 5 – Na parte “Os ovos estão ainda inteiros e não eclodiram, devido a algum evento desconhecido que impossibilitou o nascimento dos filhotes.”, a expressão grifada indica:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 6 – Em “Fragmentos de casca dos ovos serão encaminhados para a Universidade de Brasília (UnB) e lá serão analisados com microscopia eletrônica de varredura.”, o texto revela:

(     ) ações futuras que se opõem.

(     ) ações futuras que se somam.

(     ) ações futuras que se alternam.

 

Questão 7 – Aponte o segmento que contém uma opinião do paleontólogo, que fez a descoberta:

(     ) “Normalmente, ovos fossilizados de crocodilomorfos têm casca externa […]”

(     ) “Já a casca dos ovos dos dinossauros carnívoros tem textura em forma de ondinhas.”

(     ) “Seria superbacana, algo inédito para o Brasil”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: