Interpretação de texto: Não se deixe enganar – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, com questões sobre o texto Não se deixe enganar

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia com atenção o texto. Depois, responda às questões interpretativas:

Não se deixe enganar

Confira outras dicas da professora Geane Alzamora, para que você não caia em lorotas perigosas

    “Se você está em dúvida se determinada informação é falsa ou verdadeira, não repasse a outras pessoas. Primeiro, pergunte a um adulto em quem você confia se um canal do Youtube é confiável, ou se o link em que clicou é adequado para sua idade, por exemplo.”

     “Caso não tenha um adulto por perto, acesse o Google. Você pode digitar, e até mesmo usar o comando de voz, para procurar o título da notícia ou uma palavra-chave, e descobrir o que já foi dito sobre determinado assunto. A maior parte das informações grosseiramente falsas é desmentida em vários links que aparecem na busca pela internet.”

    “Não é correto produzir uma informação falsa com o objetivo de prejudicar os outros. Assim como não devemos falar mal de alguém que não está presente para se defender, não devemos compartilhar mensagem ou vídeos que possam deixar um colega envergonhado. Isso também é considerado bullying.”

Revista “MINAS FAZ CIÊNCIA”. (Especial 2020), p.34. Disponível em: <https://minasfazciencia.com.br/wp-content/uploads/2020/11/MFC_INFANTIL_COMPLETA.pdf />.

 

Questões

Questão 1 – O texto “Não se deixe enganar” tem o objetivo de:

(     ) criticar o leitor.

(     ) orientar o leitor.

(     ) entreter o leitor.

 

Questão 2 – Releia:

 “Confira outras dicas da professora Geane Alzamora, para que você não caia em lorotas perigosas”

 A expressão sublinhada introduz:

(     ) causa.

(     ) finalidade.

(     ) consequência.

 

Questão 3 – No trecho “[…] ou se o link em que clicou é adequado para sua idade […]”, uma palavra está em itálico, porque:

(     ) é estrangeira.

(     ) foi escrita incorretamente.

(     ) é a principal palavra do texto.

 

Questão 4 – Em “Caso não tenha um adulto por perto […]”, a autora exprime:

(     ) uma suposição.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma justificativa.

 

Questão 5 – Na passagem “[…] descobrir o que já foi dito sobre determinado assunto.”, o vocábulo “o” equivale a:

(     ) “isso”.

(     ) “aquilo”.

(     ) “aquele”.

 

Questão 6 – Na parte “A maior parte das informações grosseiramente falsas é desmentida em vários links que aparecem na busca pela internet.”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – A palavra “lorotas” é um exemplo de linguagem:

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

Questão 8 – No segmento “[…] não devemos falar mal de alguém […]”, a professora refere-se:

(     ) ao sujeito “Nós”.

(     ) ao sujeito “Eles”.

(     ) ao sujeito “Vocês”.

 

Questão 9 – De acordo com a professora, é também bullying:

(     ) “produzir uma informação falsa com o objetivo de prejudicar os outros”.

(     ) “falar mal de alguém que não está presente para se defender”.

(     ) “compartilhar mensagem ou vídeos que possam deixar um colega envergonhado”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: