Início Série5º ano Interpretação de texto: Museu de Arte do Rio – 5º ano

Interpretação de texto: Museu de Arte do Rio – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Museu de Arte do Rio. Ele vai funcionar com entrada gratuita para o público, coincidindo com o período de férias. Vamos saber mais a respeito disso? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia: 

Museu de Arte do Rio terá entrada gratuita até 15 de janeiro

    Até o próximo dia 15 de janeiro, o Museu de Arte do Rio (MAR) vai funcionar com entrada gratuita para o público, coincidindo com o período de férias. Os visitantes poderão conhecer as sete exposições atualmente em cartaz no equipamento, além do mirante e o morrinho, locais já consagrados do museu.

    Entre as atrações, estão duas novas mostras, inauguradas no último dia 10. Situada no quinto andar da Escola do Olhar, a exposição Clara Nunes apresenta fotos inéditas de uma das maiores cantoras da música brasileira, Clara Nunes, contando um pouco da relação da artista com o Rio de Janeiro.

    Já a mostra Ter Histórias e Territórios, da Universidade das Quebradas, traz vivências e experiências dos alunos quebradeiros durante o curso Arte Preta: Filosofia, História e Curadoria, composto por palestras e troca de saberes entre artistas, professores e pensadores contemporâneos. Os alunos produziram os trabalhos e respondem pela curadoria da mostra, que ocupa os pilotis do museu e a biblioteca do MAR.

    No pavilhão de exposições, outras cinco mostras poderão ser visitadas pelo público. Uma delas, é a exposição individual Lataria Espacial, do artista paraense Emmanuel Nassar, faz a integração entre o popular e o erudito. Os visitantes encontrarão ali um avião executivo em tamanho real e poderão interagir com a obra.

Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-12/museu-de-arte-do-rio-tera-entrada-gratuita-ate-15-de-janeiro>. Acesso em: 19 de dezembro de 2022. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Observe:

“Até o próximo dia 15 de janeiro, o Museu de Arte do Rio (MAR) vai funcionar com entrada gratuita para o público, coincidindo com o período de férias.”

Esse trecho funciona como:

(     ) um pedido.

(     ) um convite.

(     ) um conselho.

 

Questão 2 – No fragmento “Os visitantes poderão conhecer as sete exposições atualmente em cartaz no equipamento […]”, o termo destacado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – No segmento “[…] locais já consagrados do museu.”, o texto refere-se:

(     ) aos pilotis e à biblioteca.

(     ) ao mirante e ao morrinho.

(     ) à Escola do Olhar e ao pavilhão de exposições.

 

Questão 4 – Observe:

“[…] o curso Arte Preta: Filosofia, História e Curadoria, composto por palestras e troca de saberes entre artistas, professores e pensadores contemporâneos.”

A parte grifada é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – Sublinhe a seguir os verbos que exprimem as ações dos alunos:

“Os alunos produziram os trabalhos e respondem pela curadoria da mostra […]”

 

Questão 6 – Identifique a exposição no Museu de Arte do Rio que, segundo o texto, “[…] faz a integração entre o popular e o erudito.”:

(     ) “Clara Nunes”.

(     ) “Lataria Espacial”.

(     ) “Ter Histórias e Territórios, da Universidade das Quebradas”.

 

Questão 7 – Na passagem “Os visitantes encontrarão ali um avião executivo em tamanho real e poderão interagir com a obra.”, o vocábulo “e” inicia um fato, que:

(     ) conclui outro.

(     ) explica outro.

(     ) se soma a outro.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário