Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o livro “Multimundo”, escrito por Gabriel Geluda e ilustrado por Pablo David Sanchez Pitucardi. Essa obra propõe uma viagem bem-humorada pela diversidade e pela semelhança que unem a todos. Vamos saber mais a respeito desse reflexivo livro? Então, leia o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: Multimundo – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Multimundo – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Multimundo – 7º ano – Com resposta
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Multimundo
Livro propõe uma viagem bem-humorada pela diversidade e pela semelhança que unem a todos
Um mundo de infinitas possibilidades. Todos são únicos, cada um é vários. Bem-vindos à festa do compartilhar. Transforme-se, carnavalize-se, multiplique-se. Mundo variado. Mundo múltiplo. Multimundo (trecho do livro Multimundo)
É ao convidar as crianças a uma volta ao planeta que o livro “Multimundo” faz elogios às diferenças e à condição humana, universal.
A cada página, desenhos e narrativas simples cuidam de apresentar aos leitores as diferenças que nos tornam tão particulares e ao mesmo tempo tão semelhantes.
Há quem viva à beira da praia, e espera o que vem do mar. Há quem viva em iglus, lado a lado com as focas. Há os que empinam pipa. Aborígenes e marinheiros. Judeus e africanos.
Assinada por Gabriel Geluda e com ilustrações de Pablo David Sanchez Pitucardi, a obra quer convidar as pessoas a pensarem as diferenças, a empatia e a solidariedade, sobretudo em uma época em que se acirram os preconceitos, a xenofobia e o ódio.
Ana Luiza Basilio. Disponível em: <http://www.cartaeducacao.com.br>.
Questões
Questão 1 – Pode-se dizer que o texto acima é:
( ) uma notícia
( ) uma resenha
( ) uma propaganda
Questão 2 – Releia esta passagem:
“Livro propõe uma viagem bem-humorada pela diversidade e pela semelhança que unem a todos”
Nessa passagem, a autora do texto:
( ) avalia o livro “Multimundo”.
( ) cita um fragmento do livro “Multimundo”.
( ) estabelece uma comparação com o livro “Multimundo”.
Questão 3 – Quem escreveu o livro “Multimundo”?
( ) Gabriel Geluda.
( ) Pablo David Sanchez Pitucardi.
( ) Ana Luiza Basilio.
Questão 4 – Identifique o adjetivo, usado pela autora do texto, para caracterizar os desenhos e as narrativas do livro “Multimundo”:
( ) “simples”
( ) “particulares”
( ) “semelhantes”
Questão 5 – O trecho extraído do livro “Multimundo” foi indicado pelo itálico. Assinale o sinal de pontuação que poderia indicar a citação:
( ) aspas
( ) colchetes
( ) parênteses
Questão 6 – Em “Transforme-se, carnavalize-se, multiplique-se.”, o autor do livro “Multimundo”:
( ) faz convites ao leitor.
( ) emite ordens ao leitor.
( ) dá conselhos ao leitor.
Questão 7 – Na frase “Há os que empinam pipa.”, o vocábulo “os” poderia ser substituído por:
( ) “aqueles”.
( ) “Aborígenes e marinheiros”.
( ) “Judeus e africanos”.
Questão 8 – No segmento “[…] a obra quer convidar as pessoas a pensarem as diferenças, a empatia e a solidariedade […]”, a autora do texto:
( ) expõe o objetivo do livro “Multimundo”.
( ) levanta uma hipótese sobre o livro “Multimundo”.
( ) propõe um questionamento sobre o livro “Multimundo”.
Questão 9 – Aponte o público-alvo do livro “Multimundo”:
( ) crianças
( ) adolescentes
( ) adultos
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.