Início Série7º ano Interpretação de texto: Multimundo – 7º ano

Interpretação de texto: Multimundo – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o livro “Multimundo”, escrito por Gabriel Geluda e ilustrado por Pablo David Sanchez Pitucardi. Essa obra propõe uma viagem bem-humorada pela diversidade e pela semelhança que unem a todos. Vamos saber mais a respeito desse reflexivo livro? Então, leia o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Multimundo

Livro propõe uma viagem bem-humorada pela diversidade e pela semelhança que unem a todos

 

Um mundo de infinitas possibilidades. Todos são únicos, cada um é vários. Bem-vindos à festa do compartilhar. Transforme-se, carnavalize-se, multiplique-se. Mundo variado. Mundo múltiplo. Multimundo (trecho do livro Multimundo)

 

    É ao convidar as crianças a uma volta ao planeta que o livro “Multimundo” faz elogios às diferenças e à condição humana, universal.

    A cada página, desenhos e narrativas simples cuidam de apresentar aos leitores as diferenças que nos tornam tão particulares e ao mesmo tempo tão semelhantes.

    Há quem viva à beira da praia, e espera o que vem do mar. Há quem viva em iglus, lado a lado com as focas. Há os que empinam pipa. Aborígenes e marinheiros. Judeus e africanos.

    Assinada por Gabriel Geluda e com ilustrações de Pablo David Sanchez Pitucardi, a obra quer convidar as pessoas a pensarem as diferenças, a empatia e a solidariedade, sobretudo em uma época em que se acirram os preconceitos, a xenofobia e o ódio.

Ana Luiza Basilio. Disponível em: <http://www.cartaeducacao.com.br>.

 

Questões

Questão 1 – Pode-se dizer que o texto acima é:

(     ) uma notícia

(     ) uma resenha

(     ) uma propaganda

 

Questão 2 – Releia esta passagem:

“Livro propõe uma viagem bem-humorada pela diversidade e pela semelhança que unem a todos”

 

Nessa passagem, a autora do texto:

(     ) avalia o livro “Multimundo”.

(     ) cita um fragmento do livro “Multimundo”.

(     ) estabelece uma comparação com o livro “Multimundo”.

 

Questão 3 – Quem escreveu o livro “Multimundo”?

(     ) Gabriel Geluda.

(     ) Pablo David Sanchez Pitucardi.

(     ) Ana Luiza Basilio.

 

Questão 4 – Identifique o adjetivo, usado pela autora do texto, para caracterizar os desenhos e as narrativas do livro “Multimundo”:

(     ) “simples”

(     ) “particulares”

(     ) “semelhantes”

 

Questão 5 – O trecho extraído do livro “Multimundo” foi indicado pelo itálico. Assinale o sinal de pontuação que poderia indicar a citação:

(     ) aspas

(     ) colchetes

(     ) parênteses

 

Questão 6 – Em “Transforme-se, carnavalize-se, multiplique-se.”, o autor do livro “Multimundo”:

(     ) faz convites ao leitor.

(     ) emite ordens ao leitor.

(     ) dá conselhos ao leitor.

 

Questão 7 – Na frase “Há os que empinam pipa.”, o vocábulo “os” poderia ser substituído por:

(     ) “aqueles”.

(     ) “Aborígenes e marinheiros”.

(     ) “Judeus e africanos”.

 

Questão 8 – No segmento “[…] a obra quer convidar as pessoas a pensarem as diferenças, a empatia e a solidariedade […]”, a autora do texto:

(     ) expõe o objetivo do livro “Multimundo”.

(     ) levanta uma hipótese sobre o livro “Multimundo”.

(     ) propõe um questionamento sobre o livro “Multimundo”.

 

Questão 9 – Aponte o público-alvo do livro “Multimundo”:

(     ) crianças

(     ) adolescentes

(     ) adultos

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário