Interpretação de texto: A mulher e o balde de leite – 3º ou 4º ano

    Atividade de interpretação de texto proposta a alunos do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, o texto utilizado nesta atividade é “A mulher e o balde de leite”.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

 

A Mulher e o Balde de Leite

    Uma graciosa e jovem camponesa, que acabara de coletar o leite das vacas, voltava do campo com um balde cheio, quase a transbordar, equilibrando-o com grande perícia e elegância à sua cabeça.

    Enquanto caminhava, feliz da vida, dentro de sua cabeça, os pensamentos não paravam de chegar. E consigo mesma, alheia a tudo, planejava as atividades e os eventos que imaginava como certos para os dias vindouros.

    “Este bom e rico leite,” ela pensava, “me dará um formidável creme para manteiga. A manteiga eu levarei ao mercado, e com o dinheiro comprarei uma porção de ovos para chocar. E Como serão graciosos todos os pintinhos ao nascerem. Até já posso vê-los correndo e ciscando pelo terreiro. Quando o dia primeiro de maio chegar, eu venderei a todos e com o dinheiro comprarei um adorável e belo vestido novo. Com ele, quando for ao mercado, decerto serei o centro das atenções. Todos os rapazes olharão para mim. Eles então virão e tentarão flertar comigo, mas eu imediatamente mandarei todos cuidarem de suas vidas!”

    Enquanto ela pensava em como seria sua nova vida a partir daqueles desejados acontecimentos, desdenhosamente jogou para trás a cabeça, e sem querer deixou cair no chão o balde com o leite. E todo leite foi derramado e absorvido pela terra, e com ele, se desfez a manteiga, e os ovos, e os pintinhos, e o vestido novo, e todo orgulho cuja ilusão já transformara em real.

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R:

 

2) Como a camponesa trazia o balde cheio de leite que coletou das vacas no campo?

R: 

 

3) O que a moça pensava em fazer com o leite?

R: 

 

4) O que ela faria depois ganhar o dinheiro com o leite?

R:

 

5) Porquê o leite foi derramado?

R: 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: