Interpretação de texto, “Mudanças de hábitos alimentares”, direcionada aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. As atividades exigem dos alunos o posicionamento frente à temática abordada e a análise de aspectos gramaticais, por meio do texto.
Você pode baixa esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta interpretação em:
- Word: Interpretação de texto: Mudanças de hábitos alimentares – 1º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Mudanças de hábitos alimentares – 1º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Mudanças de hábitos alimentares – 1º ano do ensino médio – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Mudanças de hábitos alimentares
Nós somos o que comemos; por essa razão, devemos nos preocupar com nossa alimentação, que deve ser equilibrada, balanceada, em qualquer época de nossas vidas. O melhor remédio para se manter uma boa saúde é a alimentação, aliada a bons hábitos, como a prática regular de uma atividade física.
As frutas e verduras são os alimentos reguladores e são as maiores fontes de vitaminas e sais minerais. Contêm nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como, por exemplo, as suas reações metabólicas.
Um cardápio balanceado deve conter, diariamente, cerca de 55% de carboidratos, 30% de lipídeos e 15% de proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras.
Os nutrientes essenciais ao organismo são classificados em cinco grupos: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais.
O número de porções a ser consumido depende de fatores como idade de atividade física. Em razão das porções consumidas, o número de calorias pode variar de 1600 a 2400 calorias por dia.
Disponível em: <http://www.atribunamt.com.br>.
Questões
Questão 1 – Com base no texto lido e nos seus conhecimentos prévios sobre o assunto, explique a seguinte assertiva: “Nós somos o que comemos”:
R:
Questão 2 – Releia:
Os nutrientes essenciais ao organismo são classificados em cinco grupos: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais.
Justifique o emprego dos dois-pontos nesse trecho:
Questão 3 – Observe esta passagem do texto:
Contêm nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como, por exemplo, as suas reações metabólicas.
a) Identifique a que se refere o verbo destacado.
b) Explique o porquê do acento circunflexo no verbo destacado.
Questão 4 – Releia este trecho:
“O número de porções a ser consumido depende de fatores como idade de atividade física.”
a) A forma verbal, acima sublinhada, refere-se a quê?
b) Nesse contexto, a opção pela forma plural estaria em acordo com a norma culta? Por quê?
Questão 5 – Relacione:
- Palavra Oxítona
- Palavra Paroxítona
- Palavra Proparoxítona
____ razão
____ remédio
____ hábitos
____ cardápio
____ além
____ lipídeos
____ número
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
2 comentários
Muito rica a atividade proposta.
amei ,super legal , aprendi muito