Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre o Mimeógrafo. Você chegou a conhecer esse aparelho de cópias que deixava a sala inteira cheirando a álcool? Não? Então, leia o texto e conheça a história dessa máquina, presente nas escolas em décadas passadas! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Alguém se lembra do mimeógrafo?
O aparelho de cópias deixava a sala inteira cheirando a álcool e já foi o rei da sala de aula. Conheça sua história
Nas décadas de 70 e 80, quase todas as escolas tinham um mimeógrafo, aparelho para reproduzir com baixo custo cópias em série de textos. Parecia uma máquina de impressão, só que bem simples e caseira. O professor escrevia à mão ou datilografava os exercícios sobre uma folha especial, o estêncil, que tinha carbono. O texto então aparecia do lado oposto da folha, colocada no rolo da máquina com a parte escrita voltada para cima. Girava-se a manivela e as cópias começavam a sair. O processo era um pouco demorado, mas resolvia.
O estêncil era na verdade uma matriz, que só passava o texto para outra folha porque no meio havia um feltro umedecido em álcool. A quantidade do líquido determinava a clareza da impressão. Quanto mais álcool, mais forte saía o texto. As cópias produzidas eram inconfundíveis: cheiravam a álcool, e as letras vinham em um azul-arroxeado característico.
O primeiro modelo era a manivela, mas surgiram variações mais avançadas, como o mimeógrafo elétrico. Apesar da grande utilização no século 20, a máquina foi inventada um século antes. O protótipo mais simples teve a patente registrada em 1887, pelo cientista e empresário norte-americano Thomas Edison. Conhecido como o Feiticeiro de Menlo Park (referência à cidade onde funcionavam suas oficinas), registrou 2.332 patentes ao longo da vida, entre elas o fonógrafo e o telefone.
Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br>.
Questões
Questão 1 – Em “O aparelho de cópias deixava a sala inteira cheirando a álcool e já foi o rei da sala de aula.”, a que o autor do texto se refere?
Questão 2 – Na oração “Conheça sua história […]”, o autor do texto:
( ) faz um convite ao leitor.
( ) dá um conselho ao leitor.
( ) expressa uma ordem ao leitor.
Questão 3 – Releia este trecho:
“[…] um mimeógrafo, aparelho para reproduzir com baixo custo cópias em série de textos.”
No trecho acima, o autor:
( ) avalia o mimeógrafo.
( ) define o mimeógrafo.
( ) caracteriza o mimeógrafo.
Questão 4 – Na frase “O professor escrevia à mão ou datilografava os exercícios sobre uma folha especial […]”, os verbos grifados exprimem:
( ) ações efêmeras dos professores nas décadas de 70 e 80.
( ) ações contínuas dos professores nas décadas de 70 e 80.
( ) ações hipotéticas dos professores nas décadas de 70 e 80.
Questão 5 – O autor do texto afirma que as cópias produzidas pelo mimeógrafo eram inconfundíveis. Por quê?
Questão 6 – No período “O processo era um pouco demorado, mas resolvia.”, o vocábulo “mas” foi usado para expressar:
( ) um contraste.
( ) uma ressalva.
( ) uma compensação.
Questão 7 – Na passagem “[…] surgiram variações mais avançadas, como o mimeógrafo elétrico.”, a palavra “como”:
( ) indica um exemplo.
( ) exprime uma causa.
( ) estabelece uma comparação.
Questão 8 – No segmento “[…] entre elas o fonógrafo e o telefone.”, o pronome “elas” desempenha a função de retomar:
( ) “variações mais avançadas”
( ) “suas oficinas”
( ) “patentes”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.