Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Miguel de Cervantes. “O mais célebre dos escritores espanhóis; autor do imortal D. Quixote de la Mancha.”! Vamos conhecer a história de Cervantes? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Miguel de Cervantes – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Miguel de Cervantes – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Miguel de Cervantes – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Miguel de Cervantes
O mais célebre dos escritores espanhóis; autor do imortal D. Quixote de la Mancha. Nasceu em Alcalá de Henares (perto de Madrid) no dia 29 de setembro de 1547 e foi soldado antes de se tornar escritor.
Tendo tomado parte na batalha de Lepanto (1571), onde perdeu o uso da mão esquerda, caiu, quando regressava à Espanha, em poder de piratas, que o retiveram por cinco anos. Alguns anos após ter retornado ao seu país, Cervantes passou a dedicar-se exclusivamente à literatura.
Em 1584, escreveu a pastoral em verso Galatéia. Depois, conseguiu manter em cena cerca de vinte peças teatrais, entre elas A vida em Argel e Numancia.
Em 1605, publicou a primeira parte de D. Quixote, do qual em pouco tempo foram vendidos trinta mil exemplares. Contudo, o autor só viria a concluir essa obra dez anos mais tarde.
Cervantes deixou ainda, entre outros trabalhos, as Novelas exemplares (1612), uma coleção de contos que por si só já lhe daria direito a ocupar lugar de destaque nas letras; Viagem ao Parnaso (1614), revista dos poetas do tempo; Persiles e Sigismunda (1617), romance cheio de excentricidades, e diversas comédias, entre as quais se destacam O labirinto de amor, O valente espanhol e O juiz dos divórcios.
Disponível em: <https://www.lpm.com.br/site>. (Com adaptação).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) um conto.
( ) uma biografia.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – Releia:
“O mais célebre dos escritores espanhóis; autor do imortal D. Quixote de la Mancha.”
O texto refere-se a:
Questão 3 – No trecho “Nasceu em Alcalá de Henares (perto de Madrid) no dia 29 de setembro de 1547 e foi soldado antes de se tornar escritor.”, os parênteses contêm:
( ) uma correção feita pelo texto.
( ) uma explicação dada pelo texto.
( ) um exemplo apresentado pelo texto.
Questão 4 – O segmento “Tendo tomado parte na batalha de Lepanto (1571), onde perdeu o uso da mão esquerda, caiu, quando regressava à Espanha, em poder de piratas […]”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 5 – Em “Alguns anos após ter retornado ao seu país, Cervantes passou a dedicar-se exclusivamente à literatura.”, o termo grifado é sinônimo de:
( ) “somente”.
( ) “principalmente”.
( ) “ocasionalmente”.
Questão 6 – Segundo o texto, Miguel de Cervantes escreveu, em 1584, a pastoral em verso:
( ) “Galatéia”.
( ) “Numancia”.
( ) “A vida em Argel”.
Questão 7 – O texto revela que Cervantes concluiu a sua obra mais famosa, “D. Quixote de la Mancha”, no ano de:
Questão 8 – Identifique a obra que, de acordo com o texto, “por si só já daria a Cervantes direito a ocupar lugar de destaque nas letras”:
( ) “Viagem ao Parnaso”.
( ) “Novelas exemplares”.
( ) “Persiles e Sigismunda”.
Questão 9 – Sublinhe a seguir o vocábulo que exprime a ideia de soma:
“[…] diversas comédias, entre as quais se destacam O labirinto de amor, O valente espanhol e O juiz dos divórcios.”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.