Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre um mico invasor. Que mico será esse, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Mico invasor – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Mico invasor – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Mico invasor – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Mico invasor
Antes de chamar o bicho de penetra ou turista, vale a pena saber mais sobre ele. Vejamos, então! O mico-estrela ou Callithrix jacchus, como preferem chamar os cientistas, é uma espécie de primata arborícola, quer dizer, que vive em árvores. É pequeno, pesa cerca de 350 gramas, e isso o torna ágil para escalar, saltar, subir e descer de grandes árvores e até se agarrar em fortes troncos.
O cardápio do mico-estrela é variado à beça! Inclui frutos, insetos, néctar de plantas, flores, sementes, fungos, moluscos, ovos e pequenos vertebrados. Fisicamente, ele é vistoso: tem o pelo cinza-claro com reflexos marrons e pretos, cauda que alterna anéis de cor castanho-claro e escuro e na cabeça traz manchas brancas e tufos de pelos também na cor branca acima e na frente das orelhas. Já sei! Já sei! Você já o viu por aí, não é? É bem provável que sim.
Embora o lugar de origem do mico-estrela seja a Caatinga, no Nordeste, a espécie pode ser vista em outras regiões do Brasil, especialmente no Sul e no Sudeste. A razão de ter ido parar tão longe?
Os pesquisadores acreditam que filhotes desse primata eram vendidos ilegalmente nas estradas do Nordeste brasileiro. Assim, pessoas de outros estados compravam os micos e os levavam para longe de seu habitat. Para completar, a espécie proliferou porque consegue sobreviver muito bem em vários tipos de florestas, tanto que hoje é facilmente avistada em outras áreas do Brasil.
Marina Trancoso Zaluar e Oscar Rocha-Barbosa.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 233.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Releia:
“O mico-estrela ou Callithrix jacchus, como preferem chamar os cientistas, é uma espécie de primata arborícola, quer dizer, que vive em árvores.”
Nesse trecho, os autores:
( ) emitem uma conclusão.
( ) expressam uma opinião.
( ) fazem uma apresentação.
Questão 2 – Na passagem “É pequeno, pesa cerca de 350 gramas, e isso o torna ágil para escalar […]”, o vocábulo sublinhado:
( ) chama o mico-estrela.
( ) retoma o mico-estrela.
( ) caracteriza o mico-estrela.
Questão 3 – Na parte “[…] saltar, subir e descer de grandes árvores e até se agarrar em fortes troncos.”, o termo destacado indica:
( ) adição.
( ) oposição.
( ) explicação.
Questão 4 – Observe:
“Fisicamente, ele é vistoso: tem o pelo cinza-claro com reflexos marrons e pretos, cauda que alterna anéis de cor castanho-claro e escuro e na cabeça traz manchas brancas […]”
Esse segmento do texto é:
( ) uma narração.
( ) uma descrição.
( ) uma argumentação.
Questão 5 – Segundo os autores do texto, o mico-estrela surgiu:
( ) no Sul.
( ) no Sudeste.
( ) no Nordeste.
Questão 6 – De acordo com o texto, “pessoas de outros estados compravam os micos e os levavam para longe de seu habitat”. Como elas compravam os micos?
Questão 7 – Segundo o texto, o mico-estrela “proliferou porque consegue sobreviver muito bem em vários tipos de florestas”. Em outras palavras, o mico-estrela:
( ) “espalhou-se porque consegue sobreviver muito bem em vários tipos de florestas”.
( ) “controlou-se porque consegue sobreviver muito bem em vários tipos de florestas”.
( ) “transformou-se porque consegue sobreviver muito bem em vários tipos de florestas”.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.