Início Série5º ano Interpretação de texto: Menotti Del Picchia – 5º ano

Interpretação de texto: Menotti Del Picchia – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Menotti Del Picchia. Vamos conhecer a história desse grande escritor? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Menotti Del Picchia

    Filho de Luigi e Corina, imigrantes italianos, Paulo Menotti Del Picchia nasceu na cidade de São Paulo em 20 março de 1892. Com cinco anos, foi morar no interior, na cidade de Itapira, que acabou se tornando importante na história do autor. Foi para ela que Menotti voltou, recém-formado em Direito, depois de estudar em Campinas e na capital.

    Ali ele trabalhou como advogado e jornalista, tendo dirigido o jornal Cidade de Itapira e fundado O Grito. Foi lá também que ele escreveu os poemas Moisés e Juca Mulato, grandes marcos da sua carreira. […]

    Em 1920, Menotti voltou a São Paulo para assumir a direção do jornal A Gazeta. No mesmo ano, fundou a revista Papel e Tinta, com Oswald de Andrade, e lançou Máscaras, uma de suas obras mais famosas. No Correio Paulistano, sob o pseudônimo “Hélios”, começou a fazer defesas acaloradas do modernismo.

    Já membro do Grupo dos Cinco, Menotti participou intensamente da organização da Semana de Arte Moderna, tendo sido responsável por abrir a segunda noite do evento, a mais tumultuada e importante de todas.

    Ao longo de sua vida, Menotti Del Picchia recebeu importantes homenagens. Em 1943, tornou-se imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL); em 1960, ganhou o Prêmio Jabuti de Poesia; em 1982, foi proclamado o quarto Príncipe dos Poetas Brasileiros; em 1987, sua amada Itapira o presenteou com a Casa Menotti Del Picchia.

    O autor de República dos Estados Unidos do Brasil faleceu em 23 de agosto de 1988, aos 96 anos, na cidade de São Paulo. Deixou sete filhos e incontáveis leitores e admiradores.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Identifique a cidade que, segundo o texto, “acabou se tornando importante na história” de Menotti Del Picchia:

(     ) Itapira.

(     ) Campinas.

(     ) São Paulo.

 

Questão 2 – Em “Ali ele trabalhou como advogado e jornalista […]”, o vocábulo grifado indica:

(     ) soma.

(     ) conclusão.

(     ) explicação.

 

Questão 3 – Na passagem “[…] uma de suas obras mais famosas.”, o texto refere-se à obra:

(     ) “Moisés”.

(     ) “Juca Mulato”.

(     ) “Máscaras”.

 

Questão 4 – O texto revela que Menotti Del Picchia usou o pseudônimo “Hélios”:

(     ) no jornal “A Gazeta”.

(     ) na revista “Papel e Tinta”.

(     ) no “Correio Paulistano”.

 

Questão 5 – Sublinhe a seguir a palavra que indica modo:

“Já membro do Grupo dos Cinco, Menotti participou intensamente da organização da Semana de Arte Moderna […]”

 

Questão 6 – De acordo com o texto, Menotti Del Picchia “foi proclamado o quarto Príncipe dos Poetas Brasileiros”, no ano de:

(     ) 1960.

(     ) 1982.

(     ) 1987.

 

Questão 7 – Na parte “[…] sua amada Itapira o presenteou com a Casa Menotti Del Picchia.”, o termo destacado foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 8 – O segmento “O autor de República dos Estados Unidos do Brasil faleceu em 23 de agosto de 1988, aos 96 anos, na cidade de São Paulo.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário