Interpretação de texto: Mário de Andrade – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Mário de Andrade. Ele foi romancista, cronista, poeta, crítico de literatura e arte, musicólogo, fotógrafo, etnógrafo e folclorista. Vamos conhecer a história de Mário de Andrade? Então, leia o texto com atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Mário de Andrade

    Considerado um dos mais importantes escritores da Literatura Brasileira, Mário de Andrade foi romancista, cronista, poeta, crítico de literatura e arte, musicólogo, fotógrafo, etnógrafo e folclorista. E fez tudo muitíssimo bem.

    Nascido na cidade de São Paulo em 9 de outubro de 1893, Mário Raul de Morais Andrade era descrito como um bom aluno, mas nada de excepcional. Em compensação, nos assuntos de seu interesse – literatura e música –, ele se destacava.

    Tinha tudo para se tornar um pianista brilhante, como seu irmão Renato, mas uma tragédia se abateu sobre a família. Aos 14 anos, Renato morreu em consequência de um golpe em uma partida de futebol. A perda tão traumática deixou Mário com um tremor nas mãos que o impediu de seguir tocando piano.

    Na vida, há anos em que tudo parece acontecer. Para o Mário, 1917 certamente foi um desses anos. Foi quando ele se formou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, publicou seu primeiro livro de poesias sob o pseudônimo Mário Sobral e perdeu o pai. Foi também o ano em que conheceu Anita Malfatti, uma pintora cheia de ideias inovadoras, que tinha acabado de realizar uma exposição individual para lá de polêmica. E o escritor Oswald de Andrade, que se aproximou depois de assistir a uma conferência do Mário.

    Aqueles jovens começaram a pensar juntos uma nova forma de se fazer arte e cultura no Brasil. Eles queriam romper com a rigidez das expressões artísticas produzidas no País até então. Ao mesmo tempo, queriam que suas obras transmitissem brasilidade como nunca antes. Era o começo do Grupo dos Cinco – e do modernismo brasileiro.

    Veio então 1922, mais um ano daqueles na vida de Mário de Andrade. Foi o ano em que, junto com o Grupo dos Cinco, organizou e foi uma das estrelas da Semana de Arte Moderna de São Paulo; lançou o livro de poesias “Pauliceia Desvairada”, um marco do movimento modernista no Brasil; tornou-se professor de História da Música e da Estética no Conservatório onde estudou.

    Dizem que sua obra-prima – Macunaíma –, publicada em 1928, foi redigida em menos de uma semana, enquanto o autor passava as festas de fim de ano no sítio da família […]

    Mário de Andrade seguiu a vida assim – curioso, incansável, genial – até falecer de ataque cardíaco, em 25 de fevereiro de 1945.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) uma resenha.

(     ) uma biografia.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – No segmento “Em compensação, nos assuntos de seu interesse – literatura e música –, ele se destacava.”, o termo “ele” refere-se a:

 

Questão 3 – Segundo o texto, Mário de Andrade “publicou seu primeiro livro de poesias” em:

(     ) 1917.

(     ) 1928.

(     ) 1945.

 

Questão 4 – Assinale um dos fatos ocorridos na vida de Mário de Andrade no ano de 1922:

(     ) “[…] tornou-se professor de História da Música e da Estética […]”

(     ) “[…] se formou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo […]”

(     ) “[…] conheceu Anita Malfatti, uma pintora cheia de ideias inovadoras, […]”

 

Questão 5 – Releia:

 “[…] organizou e foi uma das estrelas da Semana de Arte Moderna de São Paulo […]”

 A palavra sublinhada exprime:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) conclusão.

 

Questão 6 – Na passagem “Mário de Andrade seguiu a vida assim.”, o vocábulo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Identifique o trecho que contém um comentário:

(     ) “E fez tudo muitíssimo bem.”

(     ) “Aqueles jovens começaram a pensar juntos uma nova forma de se fazer arte […]”

(     ) “[…] enquanto o autor passava as festas de fim de ano no sítio da família […]”

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: