Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Mário de Andrade. Ele foi romancista, cronista, poeta, crítico de literatura e arte, musicólogo, fotógrafo, etnógrafo e folclorista. Vamos conhecer a história de Mário de Andrade? Então, leia o texto com atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Mário de Andrade – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Mário de Andrade – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Mário de Andrade – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Mário de Andrade
Considerado um dos mais importantes escritores da Literatura Brasileira, Mário de Andrade foi romancista, cronista, poeta, crítico de literatura e arte, musicólogo, fotógrafo, etnógrafo e folclorista. E fez tudo muitíssimo bem.
Nascido na cidade de São Paulo em 9 de outubro de 1893, Mário Raul de Morais Andrade era descrito como um bom aluno, mas nada de excepcional. Em compensação, nos assuntos de seu interesse – literatura e música –, ele se destacava.
Tinha tudo para se tornar um pianista brilhante, como seu irmão Renato, mas uma tragédia se abateu sobre a família. Aos 14 anos, Renato morreu em consequência de um golpe em uma partida de futebol. A perda tão traumática deixou Mário com um tremor nas mãos que o impediu de seguir tocando piano.
Na vida, há anos em que tudo parece acontecer. Para o Mário, 1917 certamente foi um desses anos. Foi quando ele se formou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, publicou seu primeiro livro de poesias sob o pseudônimo Mário Sobral e perdeu o pai. Foi também o ano em que conheceu Anita Malfatti, uma pintora cheia de ideias inovadoras, que tinha acabado de realizar uma exposição individual para lá de polêmica. E o escritor Oswald de Andrade, que se aproximou depois de assistir a uma conferência do Mário.
Aqueles jovens começaram a pensar juntos uma nova forma de se fazer arte e cultura no Brasil. Eles queriam romper com a rigidez das expressões artísticas produzidas no País até então. Ao mesmo tempo, queriam que suas obras transmitissem brasilidade como nunca antes. Era o começo do Grupo dos Cinco – e do modernismo brasileiro.
Veio então 1922, mais um ano daqueles na vida de Mário de Andrade. Foi o ano em que, junto com o Grupo dos Cinco, organizou e foi uma das estrelas da Semana de Arte Moderna de São Paulo; lançou o livro de poesias “Pauliceia Desvairada”, um marco do movimento modernista no Brasil; tornou-se professor de História da Música e da Estética no Conservatório onde estudou.
Dizem que sua obra-prima – Macunaíma –, publicada em 1928, foi redigida em menos de uma semana, enquanto o autor passava as festas de fim de ano no sítio da família […]
Mário de Andrade seguiu a vida assim – curioso, incansável, genial – até falecer de ataque cardíaco, em 25 de fevereiro de 1945.
Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Com cortes).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
( ) uma resenha.
( ) uma biografia.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – No segmento “Em compensação, nos assuntos de seu interesse – literatura e música –, ele se destacava.”, o termo “ele” refere-se a:
Questão 3 – Segundo o texto, Mário de Andrade “publicou seu primeiro livro de poesias” em:
( ) 1917.
( ) 1928.
( ) 1945.
Questão 4 – Assinale um dos fatos ocorridos na vida de Mário de Andrade no ano de 1922:
( ) “[…] tornou-se professor de História da Música e da Estética […]”
( ) “[…] se formou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo […]”
( ) “[…] conheceu Anita Malfatti, uma pintora cheia de ideias inovadoras, […]”
Questão 5 – Releia:
“[…] organizou e foi uma das estrelas da Semana de Arte Moderna de São Paulo […]”
A palavra sublinhada exprime:
( ) soma.
( ) contraste.
( ) conclusão.
Questão 6 – Na passagem “Mário de Andrade seguiu a vida assim.”, o vocábulo grifado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – Identifique o trecho que contém um comentário:
( ) “E fez tudo muitíssimo bem.”
( ) “Aqueles jovens começaram a pensar juntos uma nova forma de se fazer arte […]”
( ) “[…] enquanto o autor passava as festas de fim de ano no sítio da família […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.