Início Série5º ano Interpretação de texto: Mário de Andrade – 5º ano

Interpretação de texto: Mário de Andrade – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Mário de Andrade. Ele foi romancista, cronista, poeta, crítico de literatura e arte, musicólogo, fotógrafo, etnógrafo e folclorista. Vamos conhecer a história de Mário de Andrade? Então, leia o texto com atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Mário de Andrade

    Considerado um dos mais importantes escritores da Literatura Brasileira, Mário de Andrade foi romancista, cronista, poeta, crítico de literatura e arte, musicólogo, fotógrafo, etnógrafo e folclorista. E fez tudo muitíssimo bem.

    Nascido na cidade de São Paulo em 9 de outubro de 1893, Mário Raul de Morais Andrade era descrito como um bom aluno, mas nada de excepcional. Em compensação, nos assuntos de seu interesse – literatura e música –, ele se destacava.

    Tinha tudo para se tornar um pianista brilhante, como seu irmão Renato, mas uma tragédia se abateu sobre a família. Aos 14 anos, Renato morreu em consequência de um golpe em uma partida de futebol. A perda tão traumática deixou Mário com um tremor nas mãos que o impediu de seguir tocando piano.

    Na vida, há anos em que tudo parece acontecer. Para o Mário, 1917 certamente foi um desses anos. Foi quando ele se formou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, publicou seu primeiro livro de poesias sob o pseudônimo Mário Sobral e perdeu o pai. Foi também o ano em que conheceu Anita Malfatti, uma pintora cheia de ideias inovadoras, que tinha acabado de realizar uma exposição individual para lá de polêmica. E o escritor Oswald de Andrade, que se aproximou depois de assistir a uma conferência do Mário.

    Aqueles jovens começaram a pensar juntos uma nova forma de se fazer arte e cultura no Brasil. Eles queriam romper com a rigidez das expressões artísticas produzidas no País até então. Ao mesmo tempo, queriam que suas obras transmitissem brasilidade como nunca antes. Era o começo do Grupo dos Cinco – e do modernismo brasileiro.

    Veio então 1922, mais um ano daqueles na vida de Mário de Andrade. Foi o ano em que, junto com o Grupo dos Cinco, organizou e foi uma das estrelas da Semana de Arte Moderna de São Paulo; lançou o livro de poesias “Pauliceia Desvairada”, um marco do movimento modernista no Brasil; tornou-se professor de História da Música e da Estética no Conservatório onde estudou.

    Dizem que sua obra-prima – Macunaíma –, publicada em 1928, foi redigida em menos de uma semana, enquanto o autor passava as festas de fim de ano no sítio da família […]

    Mário de Andrade seguiu a vida assim – curioso, incansável, genial – até falecer de ataque cardíaco, em 25 de fevereiro de 1945.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) uma resenha.

(     ) uma biografia.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – No segmento “Em compensação, nos assuntos de seu interesse – literatura e música –, ele se destacava.”, o termo “ele” refere-se a:

 

Questão 3 – Segundo o texto, Mário de Andrade “publicou seu primeiro livro de poesias” em:

(     ) 1917.

(     ) 1928.

(     ) 1945.

 

Questão 4 – Assinale um dos fatos ocorridos na vida de Mário de Andrade no ano de 1922:

(     ) “[…] tornou-se professor de História da Música e da Estética […]”

(     ) “[…] se formou no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo […]”

(     ) “[…] conheceu Anita Malfatti, uma pintora cheia de ideias inovadoras, […]”

 

Questão 5 – Releia:

 “[…] organizou e foi uma das estrelas da Semana de Arte Moderna de São Paulo […]”

 A palavra sublinhada exprime:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) conclusão.

 

Questão 6 – Na passagem “Mário de Andrade seguiu a vida assim.”, o vocábulo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Identifique o trecho que contém um comentário:

(     ) “E fez tudo muitíssimo bem.”

(     ) “Aqueles jovens começaram a pensar juntos uma nova forma de se fazer arte […]”

(     ) “[…] enquanto o autor passava as festas de fim de ano no sítio da família […]”

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário