Interpretação de texto: Maria Clara Machado – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Maria Clara Machado. Não é para menos – desde a década de 1950, suas obras divertem e encantam plateias em todo o país. Vamos conhecer a história dela? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Maria Clara Machado

    A história do teatro infantil brasileiro se confunde com a vida de Maria Clara Machado. Não é para menos – desde a década de 1950, suas obras divertem e encantam plateias em todo o país.

    Maria Clara nasceu em 3 de abril de 1921, em Belo Horizonte/MG. Filha do escritor Aníbal Machado, mudou-se para o Rio de Janeiro com a família aos quatro anos. Durante toda a infância, conviveu com intelectuais e artistas, amigos de seu pai, despertando cedo para o mundo das artes.

    Na adolescência, integrou o Movimento Bandeirante, trabalhando no ambulatório do Patronato Operário da Gávea. Foi lá que viveu sua primeira experiência nos palcos, divertindo as crianças que estavam no local com números de teatro de bonecos.

    Em 1949, já adulta, Maria Clara ganhou uma bolsa de estudos do governo francês para estudar teatro em Paris. Durante o período em que passou na Europa, teve a chance de aprender com grandes mestres das artes dramáticas.

    A temporada na Europa foi inspiradora. Em 1951, já de volta ao Brasil, a animada Maria Clara reuniu um grupo de amigos e criou o grupo de teatro amador “O Tablado”.

    A ideia inicial era encenar espetáculos apenas para o público adulto. Mas em 1953, com a estreia de “O boi e o burro a caminho de Belém”, sua primeira peça infantil, Maria Clara Machado nunca mais se separou das crianças.

    Ao longo de sua carreira, ela criou 27 peças infantis, como os grandes sucessos “Pluft, o fantasminha”, “A bruxinha que era boa” e “O cavalinho azul”, entre muitos outros.

    Maria Clara foi escritora, atriz, diretora de teatro e professora de artes cênicas. Seu pulso firme e dedicação transformaram “O Tablado” em um dos principais centros de formação de atores do Brasil.

    Ela morreu aos 80 anos, em 30 de abril de 2001. […]

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma resenha.

(     ) uma biografia.

 

Questão 2 – Na passagem “[…] desde a década de 1950, suas obras divertem e encantam plateias em todo o país.”, o texto se refere a quem?

 

 

Questão 3 – Releia:

“Durante toda a infância, conviveu com intelectuais e artistas, amigos de seu pai, despertando cedo para o mundo das artes.”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – De acordo com o texto, em qual cidade Maria Clara Machado “viveu sua primeira experiência nos palcos”?

(     ) Paris.

(     ) Rio de Janeiro.

(     ) Belo Horizonte.

 

Questão 5 – Segundo o texto, “[…] Maria Clara reuniu um grupo de amigos e criou o grupo de teatro amador ‘O Tablado’.”, no ano de:

(     ) 1949.

(     ) 1951.

(     ) 1953.

 

Questão 6 – Identifique a primeira peça infantil criada por Maria Clara Machado:

(     ) “Pluft, o fantasminha”.

(     ) “A bruxinha que era boa”.

(     ) “O boi e o burro a caminho de Belém”.

 

Questão 7 – Em “Seu pulso firme e dedicação transformaram ‘O Tablado’ em um dos principais centros de formação de atores do Brasil.”, o termo grifado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: