Início Série8º ano Interpretação de texto: Manguezais – 8º ano.

Interpretação de texto: Manguezais – 8º ano.

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do oitavo ano, sobre os Manguezais. Segundo o texto, eles estão presentes em cerca de 30% da costa brasileira. Que tal aprender mais sobre esse ecossistema? Você sabe qual a vegetação presente nos manguezais? E quais os bichos o habitam? Vamos descobrir? Então, não deixe de ler atentamente esse interessante texto e, claro, não de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Manguezais

    Os manguezais estão em áreas de transição entre o ambiente terrestre e o marinho. São comuns em estuários (lugares onde rios encontram o mar), enseadas e em lagunas de água salgada. Eles estão presentes em cerca de 30% da costa brasileira.

    O solo dos manguezais é lodoso, negro e profundo e fica constantemente inundado. Nele está uma rica camada de matéria orgânica, que é decomposta por micro-organismos e, assim, pode voltar ao meio na forma de nutrientes.

    Uma vegetação densa e intrincada caracteriza os manguezais. Normalmente são árvores de raízes aéreas, isto é, que se desenvolvem a partir do caule. No caso das árvores dos manguezais, são do tipo respiratórias, pois possuem pequenos furinhos (pneumatódios) que permitem a aeração. Em geral, a vegetação é denominada Mangue e inclui os tipos vermelhos, brancos, botões e siriúbas. Também podem ser vistas algas, liquens, orquídeas, bromélias e samambaias no mangue.

    Como é um ambiente inundado, o manguezal é morada de muitos peixes, moluscos e crustáceos. São sardinhas, garoupas e tainhas. Mariscos e ostras. O ambiente funciona como berçário. Lá algumas espécies nascem e permanecem até a fase adulta.  Em galerias escavadas no solo, escondem-se os caranguejos durante a maré baixa. Quando a maré está alta, esses habitantes dos manguezais sobem nos troncos e nas árvores. 

    Aves marinhas também fazem parte desse ecossistema: se você for a um manguezal, pode ver garças e colhereiros. E também pode se deparar com alguns mamíferos que lá buscam refúgio, como as lontras e o mão-pelada.

Denise Moraes. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“(lugares onde rios encontram o mar)”

 

Nesse fragmento do texto, a autora define:

a) “Os manguezais”

b) “estuários”

c) “enseadas”

d) “lagunas de água salgada”

 

Questão 2 – Em “O solo dos manguezais é lodoso, negro e profundo […]”, os termos grifados:

a) elogiam o solo dos manguezais.

b) criticam o solo dos manguezais.

c) explicam o solo dos manguezais.

d) caracterizam o solo dos manguezais.

 

Questão 3 – No trecho “Normalmente são árvores de raízes aéreas […]”, a palavra sublinhada:

a) indica um fato habitual.

b) indica um fato efêmero.

c) indica um fato repentino.

d) indica um fato esporádico.

 

Questão 4 – Na passagem […] são do tipo respiratórias, pois possuem pequenos furinhos […], o vocábulo “pois” poderia ser substituído por:

a) e

b) mas

c) porque

d) por isso

 

Questão 5 – Na parte “Como é um ambiente inundado, o manguezal é […]”, a autora do texto:

a) cita uma condição.

b) apresenta uma causa.

c) introduz uma conclusão.

d) estabelece uma comparação.

 

Questão 6 – No segmento “Quando a maré está alta, esses habitantes dos manguezais sobem nos troncos e nas árvores.”, a que habitantes dos manguezais o texto se refere?

a) aos peixes.

b) aos moluscos.

c) aos crustáceos.

d) aos caranguejos.

 

Questão 7 – Na frase “[…] se você for a um manguezal, pode ver garças […]”, a autora:

a) faz um convite ao leitor.

b) emite um alerta ao leitor.

c) expõe um desejo ao leitor.

d) expressa uma ordem ao leitor.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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