Interpretação de texto: Loló quer ter filhotes – 4º ou 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada a alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado é “Loló quer ter filhotes”.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Loló quer ter filhotes

    Mesmo quando fazia sol, a patinha Loló não sentia vontade de brincar na lagoa. Ela estava desanimada.

    – Não consigo chocar meus ovinhos! Nunca terei meus filhotes – chorava em um canto.

    – Claro que terá! – disseram suas amigas. – Espere e verá.

    A alguns passos dali, uma pata ouviu a conversa, mas se manteve calada. Ela esperou pacientemente que as outras se afastassem e foi até Loló.

    – Não chore mais – disse, com voz suave. – Eu também demorei para ter meus filhotinhos. Conheço uma galinha que pode ajudá-la, e logo você também vai levar seus filhotes até a lagoa. Você pode procurá-la e, se quiser conversar, venha me ver.

    No dia seguinte, Loló acordou bem cedo e, com sua trouxinha nas costas, sentiu timidamente em direção a um sítio distante. Ao chegar lá, ela entrou no galinheiro, onde uma galinha de óculos atentamente a escutou subir e, de forma atenciosa, recebeu-a:

    – Não se preocupe, tenho a solução! Eu vou chocar seus lindos ovos. Faço isso e algumas vezes, quando as patas estão preocupadas.

    Loló voltou para casa cheia de esperança e, em seguida, confiou seus oito ovos à galinha de óculos, que os chocou com muito zelo durante 28 dias. Um belo dia, oito biquinhos quebraram as cascas! Logo, logo a patinha Loló vai poder levar seus queridos filhotes para brincar na lagoa.

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R:

 

2) Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

3) Quem é o personagem principal da história?

R:

 

4) Qual é o tema principal da história?

R:

 

5) Quem deu uma ideia para ajudar Loló e qual foi essa ideia?

R:

 

6) O que a galinha fez para ajudar Loló?

R:

 

7) Encontre e circule no texto os verbos no infinitivo.

 

8) Faça uma ilustração da história.

 

 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: