Início Série5º ano Interpretação de texto: Literatura de cordel – 5º ano

Interpretação de texto: Literatura de cordel – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a literatura de cordel. Trata-se de uma das mais importantes manifestações culturais do nosso país. Vamos saber mais a respeito dela? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia:

Literatura de Cordel. Você conhece?

    Trata-se de uma das mais importantes manifestações culturais do nosso país. Além de criativo, o cordel é muito barato e fácil de ser impresso e distribuído.

    Os cordéis como conhecemos hoje surgiram em Portugal, com os trovadores medievais, aqueles poetas que cantavam poemas nos séculos 12 e 13. Como boa parte da população era analfabeta, essa era uma boa forma de espalhar histórias.

    No período histórico conhecido como Renascença, quando foram inventados os processos de impressão em papéis, os cordéis falados passaram também a circular em forma de texto.

    No Brasil, a literatura de cordel tornou-se popular no século 18 e contava histórias baseadas no folclore regional, de maneira simples e divertida. O nome cordel vem da forma com que esses folhetos eram expostos: em cordas ou barbantes.

    O cordel é famoso em todo o país, principalmente no Nordeste. Muitos repentistas (ou violeiros) brasileiros ainda lembram os trovadores medievais ao contarem históricas musicadas e rimadas pelas ruas.

    Os poemas geralmente são ilustrados com xilogravuras, que aparecem principalmente nas capas. Em 1988, foi fundada, no Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

    30 anos depois, em 2018, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, reconheceu a literatura de cordel como patrimônio cultural imaterial do Brasil, ou seja, uma produção cultural muito importante e que precisa ser preservada.

Lorena Tarcia. Disponível em:
<https://minasfazciencia.com.br/infantil/>.
(Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Em “Trata-se de uma das mais importantes manifestações culturais do nosso país.”, a autora do texto refere-se:

 

Questão 2 – Grife a seguir o trecho que apresenta o significado de “trovadores medievais”:

“Os cordéis como conhecemos hoje surgiram em Portugal, com os trovadores medievais, aqueles poetas que cantavam poemas nos séculos 12 e 13.”

 

Questão 3 – Na passagem “Como boa parte da população era analfabeta, essa era uma boa forma de espalhar histórias.”, o fato destacado é:

(     ) a causa de outro.

(     ) a finalidade de outro.

(     ) a consequência de outro.

 

Questão 4 – De acordo com a autora do texto, “os cordéis falados passaram também a circular em forma de texto”:

(     ) nos séculos 12 e 13.

(     ) no século 18.

(     ) no período histórico conhecido como Renascença.

 

Questão 5 – Segundo o texto, o cordel é famoso:

(     ) inclusive no Nordeste.

(     ) especialmente no Nordeste.

(     ) exclusivamente no Nordeste.

 

Questão 6 – A autora do texto afirma que “muitos repentistas (ou violeiros) brasileiros ainda lembram os trovadores medievais”. Por quê?

 

 

Questão 7 – Na frase “Em 1988, foi fundada, no Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Literatura de Cordel.”, a parte grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Observe este segmento do texto:

“[…] a literatura de cordel como patrimônio cultural imaterial do Brasil, ou seja, uma produção cultural muito importante e que precisa ser preservada.”

 A expressão sublinhada introduz:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

(     ) uma comparação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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