Interpretação de texto: Link perdido – animação debate preconceito – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o filme “Link Perdido”.  Trata-se da história de Sir Lionel Frost, um explorador que precisa provar a existência das criaturas mitológicas que ele encontra, algo que nunca consegue…   Como o protagonista irá tentar provar a existência dos seres mitológicos e, com isso, fazer parte do clube dos exploradores? Vamos saber mais a respeito desse filme recém-lançado? Então, leia com atenção o texto “Link Perdido: animação debate preconceito”! Logo após, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                             DATA:

PROF:                                                                                  TURMA:

NOME:

Leia:

Link Perdido: animação debate preconceito

    Cenários impressionantes, que vão de florestas a castelos de gelo, são o pano de fundo da mais nova animação do estúdio americano Laika, Link Perdido. O longa estreia em 7 de novembro e mistura comédia e aventura com temas relevantes para o mundo atual, como o preconceito em relação ao diferente, e a liberdade das mulheres – apesar de o segundo ser tratado de forma discreta.

    O longa conta a história de Sir Lionel Frost, um explorador que procura criaturas mitológicas (ou seja, que ninguém tem certeza que existem), apesar de geralmente conseguir encontrá-las, nunca é capaz de provar que elas realmente existem. Por causa disso, ele nunca consegue ser aceito em um clube de exploradores, liderado pelo Lord Piggot. 

    Tudo muda quando ele recebe uma carta misteriosa que o convoca para conhecer uma das criaturas mitológicas mais famosas do planeta: uma espécie enorme, que tem a maior pegada do mundo e pesa cerca de 300 quilos (o peso médio de quatro adultos). Ele acredita que o animal é o elo (ou link, em inglês) que faltava para explicar como os seres humanos evoluíram ao longo do tempo – o bicho seria uma amostra do processo de transição entre as espécies de hoje e de antigamente. 

    Mesmo sem o apoio de ninguém, o aventureiro não desiste e faz um acordo com Lord Piggot: se conseguir provar que o link existe, Frost poderá entrar para o grupo. Entretanto, por ser um homem conservador que tem medo que suas descobertas sejam ultrapassadas, o líder faz de tudo para barrar novos membros. Ele é tão antiquado que nem acredita que mulheres podem se aventurar em descobertas como os homens. 

    As aventuras ficam ainda mais intensas quando o explorador, que logo encontra seu alvo, promete ajudá-lo a se reunir com outros da sua espécie se a criatura (que atende por nome de Senhor Link, mas prefere ser chamada de Susan) concordar em dar a ele amostras de pelos ou cocô para que ele finalmente consiga provar uma de suas descobertas. 

Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma resenha.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Segundo o texto, Frost “nunca consegue ser aceito em um clube de exploradores, liderado pelo Lord Piggot”, porque ele:

(     ) procura criaturas mitológicas de existência duvidosa.

(     ) consegue normalmente encontrar criaturas mitológicas.

(     ) não consegue provar a existência das criaturas mitológicas que encontra.

 

Questão 3 – O clímax do filme “Link Perdido” acontece quando:

(     ) Frost encontra a criatura e faz uma proposta a ela.

(     ) Frost faz um acordo com Lord Piggot para entrar no grupo.

(     ) Frost recebe uma carta misteriosa para conhecer uma criatura gigante.

 

Questão 4 – Grife, no fragmento a seguir, os termos que retomam a espécie enorme:

“Ele acredita que o animal é o elo (ou link, em inglês) que faltava para explicar como os seres humanos evoluíram ao longo do tempo – o bicho seria uma amostra do processo de transição entre as espécies de hoje e de antigamente.”

 

Questão 5 – De acordo com o texto, o líder Lord Piggot “faz de tudo para barrar novos membros” no clube de exploradores. Por quê?

R:

 

Questão 6 – Na parte “Ele é tão antiquado que nem acredita que mulheres podem se aventurar em descobertas como os homens.”, o termo sublinhado introduz:

(     ) um fato que conclui o anterior.

(     ) um fato que contradiz o anterior.

(     ) um fato que é consequência do anterior.

 

Questão 7 – Identifique o trecho em que o autor avalia o filme “Link Perdido”:

(     ) “[…] mistura comédia e aventura com temas relevantes para o mundo atual […]”

(     ) “Tudo muda quando ele recebe uma carta misteriosa […]”

(     ) “[…] o líder faz de tudo para barrar novos membros.”

 

Questão 8 – No segmento “[…] para que ele finalmente consiga provar uma de suas descobertas.”, a expressão destacada indica:

(     ) um destino.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma alternativa.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: