Início Série5º ano Interpretação de texto: Licuri – 5º ano

Interpretação de texto: Licuri – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o licuri. Essa palmeira pode alcançar 11 metros de altura, suas folhas enfileiradas parecem formar uma coroa. Vamos conhecer melhor o licuri? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Licuri

    Conhecido como a palmeira sertaneja, o licuri (nome científico: Syagrus coronata) também é chamado por alicuri, aricuí, adicuri, cabeçudo, coqueiro-aracuri, coqueiro-dicuri, iricuri, oricuri, ouricurizeiro, uricuri e uricuriba.

    A palmeira pode alcançar 11 metros de altura, suas folhas enfileiradas parecem formar uma coroa. A espécie pode ser encontrada no norte de Minas Gerais, na porção oriental e central da Bahia até o sul de Pernambuco e também nos estados de Sergipe e Alagoas.

    Os cachos do licuri têm em média 1.350 frutos, que medem aproximadamente dois centímetros. Enquanto verdes, os frutos possuem, no seu interior, uma textura aquosa, que vai endurecendo no processo de amadurecimento, dando origem à amêndoa. A coloração varia do amarelo-claro ao laranja.

    Do licuri tudo se aproveita. As folhas são utilizadas na fabricação artesanal de sacolas, chapéus, vassouras, espanadores, entre outros. A amêndoa produz um óleo utilizado na culinária, similar ao óleo de coco, sendo também considerado o melhor óleo do país para a fabricação de sabão. A amêndoa é também utilizada na fabricação de doces, como a cocada, de licores e do leite de licuri, especialidade da cozinha baiana. Os resíduos da extração do óleo da amêndoa são empregados na alimentação animal.

    É importante ainda observar que o licuri é um dos principais alimentos da arara-azul-de-lear, sendo considerado indispensável para a sobrevivência desse animal, endêmico da Caatinga brasileira e ameaçado de extinção.

 

Disponível em: <http://www.cerratinga.org.br/licuri/>.

 

Questões

Questão 1 – Releia este fragmento do texto:

“A palmeira pode alcançar 11 metros de altura, suas folhas enfileiradas parecem formar uma coroa.”

A que palmeira o texto se refere?

 

Questão 2 – Na passagem “A espécie pode ser encontrada no norte de Minas Gerais, na porção oriental e central da Bahia […]”, a expressão grifada:

(     ) retoma o licuri.

(     ) apresenta o licuri.

(     ) caracteriza o licuri.

 

Questão 3 – Em “[…] medem aproximadamente dois centímetros.”, o texto refere-se:

(     ) às folhas do licuri.

(     ) aos frutos do licuri.

(     ) aos cachos do licuri.

 

Questão 4 – No segmento “Enquanto verdes, os frutos possuem, no seu interior, uma textura aquosa […]”, o texto:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 5 – Observe:

“A amêndoa produz um óleo utilizado na culinária, similar ao óleo de coco, sendo também considerado o melhor óleo do país para a fabricação de sabão.”

Identifique “o melhor óleo do país para a fabricação de sabão”:

 

Questão 6 – No trecho “A amêndoa é também utilizada na fabricação de doces, como a cocada […]”, o vocábulo “como” indica:

(     ) uma causa.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

 

Questão 7 – Segundo o texto, a arara-azul-de-lear, que é endêmica da Caatinga brasileira, alimenta-se sobretudo do licuri. O que significa ser endêmica da Caatinga brasileira?

(     ) Significa que a arara-azul-de-lear ocorre somente na Caatinga brasileira.

(     ) Significa que a arara-azul-de-lear ocorre principalmente na Caatinga brasileira.

(     ) Significa que a arara-azul-de-lear ocorre ocasionalmente na Caatinga brasileira.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário