Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a lei que proíbe menores de 18 anos de empinar pipas em Belém. Segundo o texto, os menores de 18 anos só poderão empinar pipas na companhia dos responsáveis legais. Vamos saber mais a respeito dessa lei de Belém? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Lei proíbe menores de empinar pipas – 7º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Lei proíbe menores de empinar pipas – 7º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Lei proíbe menores de empinar pipas – 7º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Lei proíbe menores de 18 anos de empinar pipas em Belém
Prefeitura do município alterou, no último dia 30, a legislação que proíbe o uso e a venda de cerol para utilização em pipas
A prefeitura de Belém alterou, no último dia 30, a legislação que proíbe o uso e a venda de cerol para utilização em pipas. Com a nova redação, fica proibido o uso de pipas por crianças e adolescentes desacompanhadas dos responsáveis legais.
De acordo com a alteração da lei, a prática de soltar pipas só poderá ser realizada na orla do município, desde que os sobrevoos das pipas estejam no plano dos rios e baias; em áreas particulares, respeitando a distância mínima de 50 metros de postes e cabos de energia e telefônicas, e em locais autorizados pelo poder público, como eventos esportivos da modalidade.
A comercialização será autorizada apenas para pessoas maiores de idade e estabelecimentos regularizados.
A nova regra já está em vigor, mas ainda precisa ser regulamentada, pois não prevê sanções para quem não respeitar as exigências.
Disponível em: <http://radios.ebc.com.br>. (Com corte). Acesso em: 07 de junho de 2019.
Questões
Questão 1 – Releia:
“Prefeitura do município alterou, no último dia 30, a legislação que proíbe o uso e a venda de cerol para utilização em pipas”.
A que município o texto se refere?
R:
Questão 2 – No trecho “A prefeitura de Belém alterou, no último dia 30, a legislação […]”, o verbo sublinhado poderia ser substituído por:
( ) “criou”.
( ) “modificou”.
( ) “sancionou”.
Questão 3 – No fragmento “[…] a legislação que proíbe o uso e a venda de cerol para utilização em pipas.”, o termo “e” indica:
( ) informações que se somam.
( ) informações que se alternam.
( ) informações que se contrastam.
Questão 4 – “[…] desde que os sobrevoos das pipas estejam no plano dos rios e baias […]”. Essa é a condição, presente na lei, para a prática de soltar pipas:
( ) na orla de Belém.
( ) em áreas particulares de Belém.
( ) em locais autorizados pelo poder público de Belém.
Questão 5 – No trecho “[…] e em locais autorizados pelo poder público, como eventos esportivos da modalidade.”, a palavra “como” foi empregada em:
( ) uma conclusão.
( ) uma comparação.
( ) uma exemplificação.
Questão 6 – Observe o vocábulo “apenas” nesta passagem do texto:
“A comercialização será autorizada apenas para pessoas maiores de idade […]
Na passagem acima, “apenas” exprime:
( ) uma inclusão.
( ) uma restrição.
( ) uma exclusão.
Questão 7 – Grife a ressalva em relação à lei já em vigor, “que proíbe o uso e a venda de cerol para utilização em pipas”:
“A nova regra já está em vigor, mas ainda precisa ser regulamentada, pois não prevê sanções para quem não respeitar as exigências.”
Questão 8 – Pode-se concluir que o objetivo do texto lido é:
( ) criticar uma lei.
( ) elogiar uma lei.
( ) noticiar uma lei.
Por Denyse Lage Fonseca Graduada em Letras e especialista em educação a distância.