Interpretação de texto: Lágrimas – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre as lágrimas. Por que saem lágrimas dos olhos quando choramos? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto explicativo! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

Por que saem lágrimas dos olhos quando choramos?

    A lágrima é produzida o tempo todo pelas glândulas lacrimais, que são como saquinhos de células perto dos olhos. Ela possui a função de manter os olhos úmidos e limpinhos da sujeira do ar, além de ajudar a cicatrizar nossos olhos quando eles se machucam.  Mas se a lágrima é produzida sempre, por que é só às vezes que ela escorre?

    Acontece que existe um canal, como um canudinho, que liga nossos olhos e nariz, e ele se une a nossa garganta fazendo com que engulamos o líquido produzido pelas glândulas lacrimais. Porém, quando estamos sentindo uma emoção muito forte, como a tristeza, produzimos mais lágrima que o normal. Você sabia que esse líquido que engolimos é diferente do que escorre quando choramos?

    Chorar é uma reação natural do nosso corpo a alguma dor ou sentimento. Quando nosso choro é emocional, nossa lágrima libera uma substância chamada de encefalina, e ela funciona como um analgésico que ajuda a aliviar a dor e a tensão. É por isso que nos sentimos melhor depois de botar nosso choro para fora. As lágrimas também funcionam como um pedido de socorro quando não conseguimos lidar com nossos sentimentos sozinhos, fazendo com que outra pessoa se aproxime para dar apoio emocional. 

    Eu sei que muitas vezes podemos ficar desconfortáveis chorando em público, e nessas horas é importante acharmos um cantinho vazio para não reprimirmos as lágrimas.

Bianca Nithack.
Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/>. (Com cortes e adaptações).

 

Questões

Questão 1 – O objetivo do texto é:

(     ) explicar algo.

(     ) contar uma história.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

Questão 2 – Na passagem “Ela possui a função de manter os olhos úmidos e limpinhos da sujeira do ar […]”, a autora do texto refere-se:

 

 

Questão 3 – No segmento “Mas se a lágrima é produzida sempre […]”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Na parte “Acontece que existe um canal, como um canudinho, que liga nossos olhos e nariz […]”, o trecho destacado exprime:

(     ) um exemplo dado pela autora.

(     ) uma comparação feita pela autora.

(     ) uma sugestão apresentada pela autora.

 

Questão 5 – Em “Porém, quando estamos sentindo uma emoção muito forte, como a tristeza, produzimos mais lágrima que o normal.”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) “Embora”.

(     ) “Contudo”.

(     ) “Portanto”.

 

Questão 6 – Na pergunta “Você sabia que esse líquido que engolimos é diferente do que escorre quando choramos?”, a expressão grifada foi usada para:

(     ) retomar.

(     ) anunciar.

(     ) complementar.

 

Questão 7 – Segundo a autora, “nos sentimos melhor depois de botar nosso choro para fora”. Transcreva o motivo disso:

 

 

Questão 8 – Observe:

“[…] nessas horas é importante acharmos um cantinho vazio para não reprimirmos as lágrimas.”

A palavra sublinhada introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: