Interpretação de texto: Japu – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o japu. Ele tem uma cauda amarela que se destaca em meio a sua plumagem preta. Vamos conhecer melhor essa ave? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Japu

Essa espécie vive em bordas de matas primárias e secundárias e em áreas abertas adjacentes

    O japu tem uma cauda amarela que se destaca em meio a sua plumagem preta. É o representante mais conhecido de sua família e chama a atenção com seu porte avantajado, de aproximadamente 45 centímetros.

    Vive aos bandos até na hora de construir os ninhos, feitos em árvores de grande porte, como forma de proteção contra predadores.

    Além de andar com outros japus, é visto com frequência entre bandos de gralhas (Cyanocorax sp). Em Minas Gerais, é chamado de “fura-banana”. A origem do nome popular é simples: essa ave tem nessa fruta um de seus principais alimentos. Mas consome outras frutas, néctar de flores e, por vezes, captura alguns insetos de forma acrobática.

    Já o japu cantor produz um som estridente, parecido com um “go go go zjío go go go”. E quando termina a estrofe, se inclina para frente, sacode as asas e produz um forte sussurro. Um show!

Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/fauna/noticia/2015/02/japu.html>.
(Com cortes).

 

QUESTÕES

Questão 1 – Releia:

 “Essa espécie vive em bordas de matas primárias e secundárias e em áreas abertas adjacentes”

A que espécie o texto se refere?

 

Questão 2 – Na passagem “É o representante mais conhecido de sua família e chama a atenção com seu porte avantajado, de aproximadamente 45 centímetros.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 3 – Aponte o fragmento que descreve:

(     ) “O japu tem uma cauda amarela que se destaca em meio a sua plumagem preta.”

(     ) “[…] vive aos bandos até na hora de construir os ninhos […]”

(     ) “Em Minas Gerais, é chamado de ‘fura-banana’.”

 

Questão 4 – No segmento “[…] feitos em árvores de grande porte, como forma de proteção contra predadores.”, o texto refere-se aos:

 

 

Questão 5 – No trecho “[…] é visto com frequência entre bandos de gralhas […]”, o texto revela:

(     ) um fato habitual na vida do japu.

(     ) um fato ocasional na vida do japu.

(     ) um fato passageiro na vida do japu.

 

Questão 6 – Observe:

“A origem do nome popular é simples: essa ave tem nessa fruta um de seus principais alimentos.”

Os dois-pontos anunciam:

(     ) uma correção.

(     ) uma explicação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 7 – Na parte “Mas consome outras frutas, néctar de flores […]”, o termo “Mas” introduz:

(     ) uma ressalva.

(     ) uma condição.

(     ) uma compensação.

 

Questão 8 – Em “[…] captura alguns insetos de forma acrobática.”, a expressão grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 9 – No último parágrafo do texto, há uma opinião sobre um fato. Identifique-a:

(     ) “E quando termina a estrofe, se inclina para frente […]”

(     ) “[…] sacode as asas e produz um forte sussurro.”

(     ) “Um show!”

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: