Início Série7º ano Interpretação de texto: Jackson do Pandeiro – 7º ano

Interpretação de texto: Jackson do Pandeiro – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre Jackson do Pandeiro. Segundo o texto, Jackson do Pandeiro foi um grande compositor e instrumentista, que deixou mais de 400 gravações, contribuindo especialmente na difusão dos ritmos nordestinos. Vamos saber mais a respeito da trajetória desse grande artista brasileiro? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                              DATA:

PROF:                                                                                    TURMA:

NOME:

Leia:

Jackson do Pandeiro

    Em 31 de agosto de 1919, nasceu José Gomes Filho, que ficaria conhecido em todo país como Jackson do Pandeiro. O gosto pela música começou em casa, já que sua mãe, Flora Mourão, era cantadora de coco, um ritmo musical nordestino. Apesar de toda a miséria em que vivia, foi ainda na infância que esse paraibano de Alagoa Grande começou a tocar zabumba, e depois passou pela bateria e bongô, até chegar ao pandeiro.

    Jackson do Pandeiro foi um grande compositor e instrumentista, que deixou mais de 400 gravações, contribuindo especialmente na difusão dos ritmos nordestinos. “Quem mais conhece Jackson do Pandeiro deve saber de umas 50 músicas ou um pouco mais. Ninguém tem noção da riqueza e grandiosidade de seu trabalho”, destacou Fernando Moura ao jornal O Estado de São Paulo. Moura é autor da biografia “Jackson do Pandeiro – O Rei do Ritmo” (Editora 34).

    Jackson do Pandeiro é citado como uma forte influência artística por diversos músicos, como Gilberto Gil, Alceu Valença, Moraes Moreira, João Bosco, Lenine, Chico César, entre outros. Entre as canções mais conhecidas, imortalizadas em sua interpretação, temos Chiclete com Banana, Sebastiana, O Canto da Ema, Um a Um e Forró em Limoeiro. O artista morreu aos 62 anos, em 10 de julho de 1982.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.

 

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) uma biografia.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Sublinhe a expressão que indica uma circunstância de tempo a seguir:

“Em 31 de agosto de 1919, nasceu José Gomes Filho, que ficaria conhecido em todo país […]”

 

Questão 3 – Segundo o texto, o gosto de Jackson do Pandeiro pela música surgiu em casa, pois:

(     ) a mãe dele cantava coco.

(     ) ele começou a tocar zabumba quando era criança.

(     ) ele passou por outros instrumentos antes do pandeiro.

 

Questão 4 – O trecho “esse paraibano de Alagoa Grande” foi escrito para:

(     ) retomar “Jackson do Pandeiro”.

(     ) anunciar “Jackson do Pandeiro”.

(     ) caracterizar “Jackson do Pandeiro”.

 

Questão 5 – Na passagem “Jackson do Pandeiro foi um grande compositor e instrumentista […]”, o autor do texto:

(     ) faz uma descrição do trabalho de Jackson do Pandeiro.

(     ) expõe uma avaliação do trabalho de Jackson do Pandeiro.

(     ) levanta uma hipótese sobre o trabalho de Jackson do Pandeiro.

 

Questão 6 – Na frase “[…] que deixou mais de 400 gravações […]”, o verbo exprime:

(     ) uma ação de Jackson do Pandeiro.

(     ) um estado de Jackson do Pandeiro.

(     ) um modo de ser de Jackson do Pandeiro.

 

Questão 7 – No segmento “[…] contribuindo especialmente na difusão dos ritmos nordestinos.”, a palavra grifada poderia ser substituída por:

(     ) “intensamente”.

(     ) “principalmente”.

(     ) “especificamente”.

 

Questão 8 – Releia este fragmento do texto:

“Jackson do Pandeiro é citado como uma forte influência artística por diversos músicos, como Gilberto Gil, Alceu Valença, Moraes Moreira, João Bosco, Lenine […]”

No fragmento acima, o vocábulo destacado introduz:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma comparação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 9 – Em “[…] temos Chiclete com Banana, Sebastiana, O Canto da Ema, Um a Um e Forró em Limoeiro.”, as vírgulas indicam uma enumeração de elementos:

(     ) que se opõem.

(     ) que se somam.

(     ) que se alternam.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário