Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre os jabutis. Suas patas, rígidas e retas, lembram pequenos troncos. Você sabia que no Brasil há apenas duas espécies de jabutis? Vamos conhecê-las? Para tal, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Jabutis – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Jabutis – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Jabutis – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Jabutis
Os jabutis são animais terrestres. Suas patas, rígidas e retas, lembram pequenos troncos. São onívoros: comem frutas, folhas, minhocas, insetos e até ratos. Só duas espécies são encontradas em território nacional: o jabuti-piranga (Geochelone carbonaria) e o jabuti-tinga (Geochelone denticulata).
O jabuti-piranga habita o Nordeste, o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul do país; já o jabuti-tinga só é encontrado na região amazônica. As duas espécies chegam a alcançar, em média, 50 centímetros e 18 quilos. A principal diferença entre o jabuti-piranga e o jabuti-tinga é a coloração das escamas em suas patas: enquanto este tem escamas amarelas, aquele tem escamas vermelhas.
A espécie de jabuti mais famosa só é encontrada no Arquipélago de Galápagos, conjunto de 58 ilhas situado no Oceano Pacífico que inspirou Charles Darwin a conceber a Teoria da Evolução das Espécies. O gigante das Galápagos (Geochelone nigra) pode medir até 1,80 metros e pesar mais de 200 quilos. Grande, não é mesmo? Mas não precisa sair correndo caso encontre um! Além de serem animais extremamente lentos, esses jabutis são herbívoros: alimentam-se exclusivamente de frutas, cactos e ervas rasteiras.
Juliana Rocha. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.
Questões
Questão 1 – Leia o que se afirma sobre as duas espécies de jabutis encontradas no Brasil, o jabuti-piranga e o jabuti-tinga:
I. O jabuti-piranga tem escamas amarelas.
II. O jabuti-tinga tem escamas vermelhas.
III. O jabuti-piranga habita diferentes regiões do Brasil.
Está correto o que se afirma em:
( ) III.
( ) I e II.
( ) I, II e III.
Questão 2 – Na passagem “Suas patas, rígidas e retas, lembram pequenos troncos.”, os adjetivos destacados compõem:
( ) uma descrição feita pela autora.
( ) uma opinião defendida pela autora.
( ) uma conclusão a que chegou a autora.
Questão 3 – Releia este fragmento do texto:
“A espécie de jabuti mais famosa só é encontrada no Arquipélago de Galápagos, conjunto de 58 ilhas situado no Oceano Pacífico que inspirou Charles Darwin a conceber a Teoria […]”
A parte grifada no fragmento acima:
( ) avalia o Arquipélago de Galápagos.
( ) define o Arquipélago de Galápagos.
( ) caracteriza o Arquipélago de Galápagos.
Questão 4 – Na oração “Além de serem animais extremamente lentos […]”, o termo destacado foi empregado para:
( ) explicar o sentido de “lentos”.
( ) intensificar o sentido de “lentos”.
( ) complementar o sentido de “lentos”.
Questão 5 – Na frase “[…] alimentam-se exclusivamente de frutas, cactos e ervas rasteiras.”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:
( ) unicamente.
( ) principalmente.
( ) aleatoriamente.
Questão 6 – A autora do texto conversa diretamente com o leitor no segmento:
( ) “São onívoros: comem frutas, folhas, minhocas, insetos e até ratos.”
( ) “O gigante das Galápagos (Geochelone nigra) pode medir até 1,80 metros […]”
( ) “Mas não precisa sair correndo caso encontre um!”
Questão 7 – Pode-se concluir que o objetivo do texto é:
( ) contar uma história sobre jabutis.
( ) divulgar um lugar onde há jabutis.
( ) apresentar explicações sobre os jabutis.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.