Atividade de interpretação de texto, dirigida aos alunos do 8º ano, permite o aprimoramento de diferentes habilidades de leitura. As questões baseiam-se no texto “Irapuru – o canto que encanta”.
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Leia:
Irapuru – o canto que encanta
Certo jovem, não muito belo, era admirado e desejado por todas as moças de sua tribo por tocar flauta maravilhosamente bem. Deram-lhe, então, o nome de Catuboré, flauta encantada. Entre as moças, a bela Mainá conseguiu o seu amor; casar-se-iam durante a primavera.
Certo dia, já próximo do grande dia, Catuboré foi à pesca e de lá não mais voltou.
Saindo a tribo inteira à sua procura, encontraram-no sem vida, à sombra de uma árvore, mordido por uma cobra venenosa. Sepultaram-no no próprio local.
Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda. A alma de Catuboré, sentindo o sofrimento de sua noiva, lamentava-se profundamente pelo seu infortúnio. Não podendo encontrar paz, pediu ajuda ao Deus Tupã. Este, então, transformou a alma do jovem no pássaro irapuru, que, mesmo com escassa beleza, possui um canto maravilhoso, semelhante ao som da flauta, para alegrar a alma de Mainá.
O cantar do irapuru ainda hoje contagia com seu amor os outros pássaros e todos os seres da natureza.
Waldemar de Andrade e Silva. “Lenda e mitos dos índios brasileiros”. São Paulo: FTD, 1997.
Questões
Questão 1 – O texto lido é do gênero:
a) fábula
b) conto
c) lenda
d) romance
Questão 2 – A finalidade do texto é:
a) narrar o romance entre Catuboré e Mainá.
b) informar sobre os perigos da vida na floresta.
c) orientar para o funcionamento da flauta.
d) explicar o surgimento do pássaro “irapuru”.
Questão 3 – De acordo com o texto, “Certo dia, já próximo do grande dia, Catuboré foi à pesca e de lá não mais voltou.”. Por quê?
R:
Questão 4 – O que fez o Deus Tupã, a fim de conceder a paz a Catuboré?
R:
Questão 5 – Identifique a que se referem os termos grifados nas passagens:
a) “Deram-lhe, então, o nome de Catuboré […]”.
R:
b) “Este, então, transformou a alma do jovem no pássaro irapuru […]”
R:
Questão 6 – No segmento “Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda.”, o verbo sublinhado exprime um fato que:
a) que poderia acontecer.
b) está acontecendo.
c) que já aconteceu.
d) está em realização no passado.
Questão 7 – No trecho “[…] por tocar flauta maravilhosamente bem.”, a palavra destacada indica a ideia de:
a) modo
b) tempo
c) afetividade
d) lugar
Questão 8 – Na passagem “[…] para alegrar a alma de Mainá.”, a preposição “para” mais o verbo na forma de infinitivo “alegrar” estabelece uma relação de:
a) comparação
b) finalidade
c) conclusão
d) causa
Questão 9 – Assinale a frase em que o verbo sublinhado funciona como substantivo:
a) “Certo jovem, não muito belo, era admirado e desejado por todas as moças de sua tribo […]”
b) “Entre as moças, a bela Mainá conseguiu o seu amor; casar-se-iam durante a primavera.”
c) “Mainá, desconsolada, passava várias horas a chorar sua grande perda.”
d) “O cantar do irapuru ainda hoje contagia com seu amor os outros pássaros e todos […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
4 comentários
Sou grata por pessoas que ajudam as outras pessoas e vc está de parabéns.
Muito obrigada
Oi, Joana!
É muito motivador saber que o “Acessaber” está ajudando as pessoas!
Muito obrigada por partilhar a sua valiosa opinião!
Volte sempre, a fim de usufruir de mais atividades!
Denyse
Ótimo! precisava revisar o texto para uma prova oral, tirei nota 10. Recomendo muito o site!
Oi, Henry!
Que ótima notícia! Ficamos muito felizes!
Muito obrigada por recomendar o “Acessaber”!
Volte sempre!
Denyse