Interpretação de texto: Incêndios na Amazônia – 8º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sobre os incêndios na Amazônia. Você sabe quais são as consequências dos incêndios na Amazônia? Vamos refletir a respeito desse assunto tão sério e alarmante? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                             DATA:

PROF:                                                                                   TURMA:

NOME:

Leia:

Qual o impacto causado pelos incêndios na Amazônia e no Brasil?

    Os incêndios, que se intensificaram há duas semanas, aumentarão a crise climática por causa das emissões de carbono provenientes da queima de matéria orgânica. As áreas afetadas serão mais vulneráveis às secas, às inundações e a outros efeitos das mudanças climáticas devido à falta de cobertura vegetal.

    A perda de floresta reduzirá também a capacidade de absorção do dióxido de carbono por parte dos ecossistemas. 

    A geração e a dispersão da fumaça comprometem a qualidade do ar de várias regiões próximas aos incêndios e também cidades mais afastadas como o que foi vivenciado em São Paulo.

    O impacto imediato dos incêndios na biodiversidade causa a morte de milhares de animais e plantas que habitam a floresta, entre eles, espécies emblemáticas como a onça-pintada, mas também a perda de habitat das espécies sobreviventes.

    Do mesmo modo, os incêndios causam graves problemas sociais, econômicos e de saúde pública. Os meios de vida de pequenos produtores locais e povos indígenas estão ameaçados pelo avanço das chamas. A comunidade indígena Chiquitana de Santa Mônica, na Bolívia, é uma das mais afetadas: perdeu mais de R$ 240 mil de lucro vindo do trabalho com a madeira sustentável.

    O aumento das queimadas e do desmatamento gera diminuição da evapotranspiração da floresta amazônica e, consequentemente, a diminuição dos rios voadores, responsáveis pela maioria das chuvas que ocorrem no continente.

    Vale lembrar que a Amazônia abriga árvores de mais de 100 anos, portanto, os incêndios provocam um impacto incalculável. Recuperar o que se perdeu levaria décadas. A autorregeneração da floresta é um processo de longo prazo.

    Também está em risco a água, pois as florestas são as principais captadoras desse recurso e são responsáveis por abastecer as fontes que, finalmente, levam a água até as cidades.

    Os efeitos combinados do desmatamento e crise climática podem gerar uma perda de até 58% das espécies florestais até 2050.

 “O que você precisa saber sobre os incêndios florestais da Amazônia”. Disponível em: <https://www.wwf.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o assunto do texto:

(     ) as causas dos incêndios na Amazônia.

(     ) as hipóteses sobre os incêndios na Amazônia.

(     ) as consequências dos incêndios na Amazônia.

 

Questão 2 – Segundo o texto, as áreas atingidas pelos incêndios, “serão mais vulneráveis às secas, às inundações e a outros efeitos das mudanças climáticas”. Aponte o motivo:

 

 

Questão 3 – No segmento “[…] espécies emblemáticas como a onça-pintada […]”, o termo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “raras”.

(     ) “simbólicas”.

(     ) “problemáticas”.

 

Questão 4 – No segmento “[…] responsáveis pela maioria das chuvas que ocorrem no continente.”, a que o texto se refere?

 

 

Questão 5 – De acordo com o texto, “os incêndios provocam um impacto incalculável” porque:

(     ) “a Amazônia abriga árvores de mais de 100 anos”.

(     ) “recuperar o que se perdeu levaria décadas.”

(     ) “a autorregeneração da floresta é um processo de longo prazo.”

 

Questão 6 – Releia este fragmento do texto:

“Também está em risco a água, pois as florestas são as principais captadoras desse recurso […]”

No fragmento acima, o vocábulo destacado indica:

(     ) um fato que explica o fato anterior.

(     ) um fato que se soma ao fato anterior.

(     ) um fato que se contrasta com o fato anterior.

 

Questão 7 – No último período do texto, o autor expõe:

(     ) uma estimativa.

(     ) uma suposição.

(     ) uma alternativa.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: