Início Série7º ano Interpretação de texto: Ilhas terrestres – 7º ano

Interpretação de texto: Ilhas terrestres – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre as ilhas terrestres. Já ouviu falar delas? As chamadas ilhas terrestres são ambientes com características únicas, que contêm espécies endêmicas, ou seja, encontradas apenas naquele lugar. Você sabia que o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro é considerado uma ilha terrestre? Vamos saber mais a respeito desse assunto? Para tal, leia atentamente o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo do Word que pode ser modificado, pronto para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Você sabia que existem ilhas terrestres?

    Ilha é uma porção de terra firme cercada de água por todos os lados. Mas ambientes isolados também podem receber esse nome. As chamadas ilhas terrestres são ambientes com características únicas, que contêm espécies endêmicas, ou seja, encontradas apenas naquele lugar.

    Há muito tempo, os cientistas consideram as ilhas oceânicas ambientes privilegiados para o estudo da fauna e da flora. Por estarem isoladas de outros ambientes, as ilhas são locais que favorecem o surgimento de novas espécies com características próprias. Isso acontece porque, com o passar de milhares de anos, os bichos, as plantas e outros seres vivos que vivem isolados nas ilhas vão se tornando diferentes, já que o contato e a reprodução com indivíduos de outros locais se tornam cada vez mais raros e inexistentes. Como precisam se adaptar, mudam as suas características para se adequarem ao ambiente. Com isso, novas espécies podem surgir.

    Montanhas de pedra, onde as formas de vida são completamente diferentes daquelas encontradas nas matas que as rodeiam, são consideradas ilhas terrestres. O Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, é um exemplo disso. As plantas que o habitam encontram ali um ambiente muito diferente da Mata Atlântica, bioma no qual o Pão de Açúcar está inserido.

    Em vez de um lugar úmido e denso (com muitos vegetais diferentes vivendo juntos e muito próximos uns dos outros), o que é típico da Mata Atlântica, as plantas do Pão de Açúcar precisam resistir a condições extremas: com pouco solo, pouca água, muito Sol e muito calor. Para sobreviver, portanto, elas desenvolvem mecanismos próprios, bem diferentes daqueles que formam as florestas.

    Por estarem geograficamente isoladas, as plantas do Pão de Açúcar nem sempre recebem a visita de polinizadores e dispersores de sementes. Por isso, é comum termos espécies que crescem apenas em poucas pedras da cidade do Rio de Janeiro, e em nenhum outro local do mundo. […]

Luiza F. A. de Paula. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 283. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – No primeiro parágrafo, a autora define “ilhas terrestres”. Identifique essa definição:

 

 

Questão 2 – Segundo a autora do texto, “as ilhas são locais que favorecem o surgimento de novas espécies com características próprias”. Por quê?

 

Questão 3 – No trecho “[…] as plantas e outros seres vivos que vivem isolados nas ilhas vão se tornando diferentes […]”, a expressão verbal sublinhada indica que se trata de um processo:

(     ) efêmero

(     ) gradativo

(     ) esporádico

 

Questão 4 – Em “Como precisam se adaptar, mudam as suas características para se adequarem ao ambiente.”, a autora usou a palavra “Como” para:

(     ) expressar uma causa.

(     ) apresentar um exemplo.

(     ) estabelecer uma comparação.

 

Questão 5 – Na oração “[…] que as rodeiam […]”, o “as” retoma:

(     ) “Montanhas de pedra”

(     ) “as formas de vida”

(     ) “as matas”

 

Questão 6 – De acordo com a autora, “as plantas do Pão de Açúcar precisam resistir a condições extremas”. A que condições extremas ela se refere?

 

Questão 7 – No segmento “Para sobreviver, portanto, elas desenvolvem mecanismos próprios […]”, a parte destacada exprime:

(     ) a finalidade de as plantas do Pão de Açúcar desenvolverem mecanismos próprios.

(     ) a condição em que as plantas do Pão de Açúcar desenvolvem mecanismos próprios.

(     ) a consequência de as plantas do Pão de Açúcar desenvolverem mecanismos próprios.

 

Questão 8 – Na frase “As plantas do Pão de Açúcar nem sempre recebem a visita de polinizadores e dispersores de sementes, _______ estão geograficamente isoladas.”, o espaço deve ser preenchido com:

(     ) “mas”

(     ) “pois”

(     ) “por isso”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

3 comentários

ANNA ROSA 12 de junho - 18:20

MUITO BOM

Responder
ANNA ROSA 12 de junho - 18:23

RESPOSTA DA PROVA
MUITO BOA A TAREFA
VOU REPASSAR PARA COLEGAS
UMA TAREFA BEM LEGAL DE FAZER.

Responder
Denyse Lage Fonseca 16 de junho - 15:50

Olá, Anna Rosa!

Ficamos muito felizes por você ter gostado da atividade de interpretação sobre as ilhas terrestres!

Muito obrigada pela presença e por compartilhar o conteúdo com os seus colega!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário