Início Série5º ano Interpretação de texto: Hora do refrigerante – 5º ano

Interpretação de texto: Hora do refrigerante – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a hora do refrigerante. Que tal aprender a fazer um refrigerante bem mais natural do que os que compramos no supermercado? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia: 

Hora do refrigerante!

    Depois de comer uma pipoca quentinha, vem aquela sede. É hora de servir alguma bebida bem gelada. Um refrigerante? Sim! Mas esse, que você vai aprender a fazer agora, é bem mais natural do que os que compramos no supermercado. Ele não tem corantes nem outros ingredientes artificiais, e o mais importante: é feito por você!

Material necessário:

  • 1 limão;
  • 1 copo;
  • água;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • açúcar a gosto.

Como fazer:

    Esprema o limão no copo. Adicione a água e o bicarbonato de sódio. Mexa. Está escutando o barulhinho efervescente? Adoce e sirva. Simples, não é?

O que aconteceu?

    A mistura que você criou ficou gaseificada, como um refrigerante. Isso aconteceu porque o bicarbonato de sódio reagiu com o ácido presente no suco de limão. A mistura dessas duas substâncias resultou em dióxido de carbono (CO2) – o mesmo gás presente nos refrigerantes vendidos comercialmente. É química para matar a sua sede!

 Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 244.
Disponível em: <https://cienciahoje.periodicos.capes.gov.br/storage/acervo/chc/chc_244.pdf>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Ele não tem corantes nem outros ingredientes artificiais […]”, a que se refere o texto?

 

 

Questão 2 – O trecho intitulado “Material necessário:”:

(     ) narra.

(     ) descreve.

(     ) argumenta.

 

Questão 3 – Na seção “Como fazer:”, o texto:

(     ) ensina algo.

(     ) faz um alerta.

(     ) dá um conselho.

 

Questão 4 – No segmento “Adicione a água e o bicarbonato de sódio.”, o termo grifado indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 5 – Em “A mistura que você criou ficou gaseificada, como um refrigerante.”, “como”:

(     ) anuncia uma causa.

(     ) introduz um exemplo.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 6 – Na frase “Isso aconteceu porque o bicarbonato de sódio reagiu com o ácido presente no suco de limão.”, a palavra destacada foi usada para:

(     ) corrigir.

(     ) retomar.

(     ) complementar.

 

Questão 7 – Na parte “[…] o mesmo gás presente nos refrigerantes vendidos comercialmente.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Há uma opinião na pergunta:

(     ) “Um refrigerante?”

(     ) “Está escutando o barulhinho efervescente?”

(     ) “Simples, não é?”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.

Deixe um Comentário