Interpretação de texto: Homem-Aranha – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre Homem-Aranha. Vamos ler um resumo desse filme? Depois, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download desse exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Homem-Aranha

    Peter Parker (Tobey Maguire) é um jovem estudioso que vive com seus tios, Ben (Cliff Robertson) e May (Rosemary Harris), desde que seus pais faleceram. Inteligente e com um grande interesse pela ciência, Peter tem dificuldade em se relacionar com seus colegas, por ser tímido e por eles o considerarem um nerd. Até que, em uma demonstração científica, um acidente inesperado faz com que aranha modificada geneticamente pique Peter.

    A partir de então, seu corpo é quimicamente alterado pela picada da aranha, fazendo com que Peter possa escalar paredes e tetos, emitir pelos punhos um fluido ultrarresistente semelhante à uma teia de aranha e passe a ter um “sentido de aranha”, que o avisa sempre que há perigo por perto, além de superforça e visão ampliada.

    Inicialmente, Peter pensa em usar seus novos poderes para ganhar dinheiro, adotando o nome de Homem-Aranha e se apresentando em lutas de exibição. Porém, ao permitir que um ladrão fuja por não considerar sua função capturá-lo, o fugitivo acaba assassinando seu tio Ben.

    A partir disso, Peter decide não mais usar seus poderes para proveito próprio e sim para enfrentar o mal, tendo como seu primeiro grande desafio enfrentar o psicótico Duende Verde (Willem Dafoe), que na verdade é o empresário Norman Osborn, após ter sido exposto a um gás experimental que lhe deu uma segunda personalidade e grande força física.

Disponível em: <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-29007/>. (Com adaptação).

 

Questões

Questão 1 – O texto acima é:

(     ) um conto.

(     ) um resumo.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – Na passagem “Inteligente e com um grande interesse pela ciência […]”, o texto revela fatos sobre Peter, que:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 3 – Em “[…] Peter tem dificuldade em se relacionar com seus colegas, por ser tímido e por eles o considerarem um nerd.”, o trecho destacado expressa:

(     ) motivos.

(     ) suposições.

(     ) consequências.

 

Questão 4 – Observe:

“Até que, em uma demonstração científica, um acidente inesperado faz com que aranha modificada geneticamente pique Peter.”

Esse fragmento é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) um argumentação.

 

Questão 5 – No segmento “A partir de então, seu corpo é quimicamente alterado pela picada da aranha […]”, o termo grifado indica:

(     ) modo.

(     ) tempo.

(     ) intensidade.

 

Questão 6 – Na parte “[…] que o avisa sempre que há perigo por perto […]”, o texto refere-se:

(     ) à superforça que Peter passa a ter.

(     ) à visão ampliada que Peter passa a ter.

(     ) ao “sentido de aranha” que Peter passa a ter.

 

Questão 7 – Sublinhe a seguir o vocábulo que introduz uma finalidade:

“Inicialmente, Peter pensa em usar seus novos poderes para ganhar dinheiro […]”

 

Questão 8 – De acordo com o texto, “Peter decide não mais usar seus poderes para proveito próprio e sim para enfrentar o mal”, depois que:

(     ) se apresentou em lutas de exibição.

(     ) teve de enfrentar o psicótico Duende Verde.

(     ) seu tio foi assassinado por um ladrão, cuja fuga Peter permitiu. 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: