Início Série7º ano Interpretação de texto: Garrafa térmica – 7º ano

Interpretação de texto: Garrafa térmica – 7º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, sobre a garrafa térmica. Você sabe como ela funciona? Como mantém o líquido gelado ou quente? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto abaixo! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

Como funciona a garrafa térmica?

    Dentro dela, seu chocolate quente não esfria, tampouco seu refresco esquenta, por maior que seja o calor do lado de fora. Você a carrega de um lado para o outro, mas nunca se pergunta: como é que funciona a garrafa térmica? Quanta injustiça…

    A ação da garrafa térmica é pura física. Isso mesmo! O princípio básico desse utensílio doméstico é evitar as formas de transmissão de calor, que se dá de um objeto mais quente para um mais frio.

    Em outras palavras, para manter seu conteúdo quentinho ou geladinho, a garrafa térmica tem uma ampola de vidro de paredes duplas, espelhadas interna e externamente, com o espaço entre elas praticamente vazio. As paredes espelhadas são para refletir a radiação, impedindo que ela se propague do interior do recipiente para fora, no caso de líquidos quentes (como o seu chocolate); ou de fora para dentro, no caso de líquidos frios (como o seu refresco). Já o espaço vazio é para dificultar a propagação de calor pelo contato da garrafa com a região a sua volta. É assim que esse recipiente dificulta a entrada ou a saída de calor.

    Numa eventual queda da garrafa térmica, mesmo com a proteção externa, que em geral é feita de plástico, a ampola de espelho pode trincar ou rachar. Consequentemente, o espaço entre as paredes deixa de ser vazio, e o ar que fica entre as paredes dificulta a retenção de calor.

    Moral da história: se a sua garrafa já não consegue manter o chocolate bem quentinho ou o refresco geladinho por muito tempo, talvez seja por causa de algum dano nas paredes espelhadas. Então, quando ganhar uma nova, tenha bastante cuidado!

Fábio Luís Alves Pena. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 210. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com corte).

 

Questões

Questão 1 – Observe:

“Como funciona a garrafa térmica?”

Pelo título, pode-se afirmar que o texto tem a intenção de:

(     ) explicar algo.

(     ) expor uma opinião.

(     ) contar uma história.

 

Questão 2 – Em “Quanta injustiça…”, as reticências:

(     ) assinalam uma fala incompleta do autor.

(     ) sugerem certo prolongamento do pensamento do autor.

(     ) indicam a continuação de um fato mencionado pelo autor.

 

Questão 3 – Na passagem “O princípio básico desse utensílio doméstico é evitar as formas de transmissão de calor […]”, a expressão destacada:

(     ) avalia a garrafa térmica.

(     ) retoma a garrafa térmica.

(     ) caracteriza a garrafa térmica.

 

Questão 4 – Releia este fragmento em que o autor descreve a garrafa térmica:

“[…] a garrafa térmica tem uma ampola de vidro de paredes duplas, espelhadas interna e externamente, com o espaço entre elas praticamente vazio”.

 A garrafa térmica tem a constituição descrita acima para:

(     ) “[…] manter seu conteúdo quentinho ou geladinho […]”.

(     ) “[…] refletir a radiação, impedindo que ela se propague do interior do recipiente […]”

(     ) “[…] dificultar a propagação de calor pelo contato da garrafa com a região a sua volta.”

 

Questão 5 – Na parte “[…] líquidos quentes (como o seu chocolate) […]”, o termo “como” introduz:

(     ) um exemplo de líquido quente.

(     ) uma sugestão de líquido quente.

(     ) uma comparação entre líquidos quentes.

 

Questão 6 – No segmento “[…] a proteção externa, que em geral é feita de plástico […]”, a preposição “de” exprime a relação de:

(     ) modo.

(     ) posse.

(     ) matéria.

 

Questão 7 – O autor orienta o leitor no trecho:

(     ) “[…] se a sua garrafa já não consegue manter o chocolate bem quentinho […]”

(     ) “[…] talvez seja por causa de algum dano nas paredes espelhadas.”

(     ) “Então, quando ganhar uma nova, tenha bastante cuidado!”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário