Início Série5º ano Interpretação de texto: Garça-da-mata – 5º ano

Interpretação de texto: Garça-da-mata – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a garça-da-mata. Segundo o texto, ela chama atenção principalmente pela coloração das penas. Vamos conhecer melhor essa garça? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Garça-da-mata é uma das aves mais bonitas da família

Espécie que mede cerca de 73 centímetros exibe uma plumagem única. Presente na região amazônica, garça está ameaçada de extinção.

    Considerada uma das garças mais bonitas da família Ardeidae, a garça-da-mata (Agamia agami) chama atenção principalmente pela coloração das penas. Diferente dos parentes mais comuns, a espécie apresenta o maior número de cores pelo corpo, são tons que variam do azul, castanho ao bordô.

    Além do colorido único, a garça-da-mata se destaca também pelo tamanho do bico, mede até 15 centímetros. Não à toa ela é conhecida como socó-beija-flor.

    O pescoço também é marcante na espécie, pois é muito longo e fino, ficando em evidência apenas quando a ave o estica totalmente. O macho e a fêmea apresentam a mesma plumagem, mas o macho chama mais atenção por apresentar cores mais intensas.

    Uma curiosidade é que diferente de espécies como a garça-branca-pequena, a garça-branca-grande e a garça-moura, a garça-da-mata não costuma caminhar em águas rasas em áreas abertas. Pelo contrário, não é tão fácil avistar a espécie. Geralmente ela fica às margens de rios amazônicos, onde consegue se camuflar. Esconde-se também em árvores e emaranhados de cipós.

    Tem o hábito solitário, exceto no período de reprodução, quando se reúne em colônias, com cerca de seis ninhos, construídos a dois metros de altura sobre a água, em áreas isoladas de manguezais e regiões pantanosas cercadas de floresta. O casal é monogâmico. E a fêmea da espécie põe cerca de dois ovos.

    A espécie está ameaçada de extinção e ocorre da Amazônia ao Mato Grosso do Sul, podendo ser encontrada também em países vizinhos como Colômbia, Equador e Bolívia.

“Terra da Gente”. Disponível em: <https://g1.globo.com/>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Presente na região amazônica, garça está ameaçada de extinção.”, o texto refere-se à:

(     ) garça-moura.

(     ) garça-da-mata.

(     ) garça-branca-pequena.

 

Questão 2 – Observe:

“[…] a espécie apresenta o maior número de cores pelo corpo, são tons que variam do azul, castanho ao bordô.”

Esse trecho é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Segundo o texto, a garça-da-mata “é conhecida como socó-beija-flor”, por causa:

(     ) do hábito solidário.

(     ) da coloração variada das penas.

(     ) do tamanho do bico de até 15 centímetros.

 

Questão 4 – Na parte “[…] quando a ave o estica totalmente.”, a expressão sublinhada:

(     ) retoma.

(     ) apresenta.

(     ) caracteriza.

 

Questão 5 – Em “O macho e a fêmea apresentam a mesma plumagem, mas o macho chama mais atenção por apresentar cores mais intensas.”, o termo grifado poderia ser substituído por:

(     ) “pois”.

(     ) “porém”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 6 – De acordo com o texto, não é muito fácil avistar a garça-da-mata. Transcreva o segmento em que ele revela os motivos disso:

 

Questão 7 – No fragmento “A espécie está ameaçada de extinção e ocorre da Amazônia ao Mato Grosso do Sul, podendo ser encontrada também em países vizinhos […]”, o fato destacado:

(     ) explica o anterior.

(     ) conclui o anterior.

(     ) soma-se ao anterior.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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